Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pensão na Hora já está disponível. Veja como funciona

Após terminar o pedido, e nos casos em que cumprem os requisitos de acesso à pensão provisória, o processo será automaticamente deferido num prazo máximo de 24 horas, sendo ainda comunicada nessa altura a data em que se inicia o pagamento da pensão, garante o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A carregar o vídeo ...
26 de Fevereiro de 2021 às 12:09
  • ...

A medida "Pensão na Hora", que permite um deferimento automático da pensão de velhice, está a partir de hoje disponível na Segurança Social Direta, divulgou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

No simulador da Segurança Social Direta ficam visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão que o requerente vai receber. Após terminar o pedido, e nos casos em que cumprem os requisitos de acesso à pensão provisória, o processo será automaticamente deferido num prazo máximo de 24 horas, sendo ainda comunicada nessa altura a data em que se inicia o pagamento da pensão. 

 

De acordo com um comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, "o cálculo da pensão de velhice vai passar a ser apresentado imediatamente antes de se iniciar o pedido de pensão através da Segurança Social Direta, ficando visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão a atribuir".

No âmbito do novo simulador,  o Instituto de Informática disponibilizou um vídeo explicativo (ver em cima) com passos que tem de dar para o utilizar.

A medida tinha sido aprovada este mês em conselho de ministros e o objetivo é que a pessoa, querendo, fique com um valor provisório, em função da carreira contributiva que tem no sistema, e que começará logo a ser pago, sem prejuízo de esse montante poder posteriormente ser revisto.

 
No último ano, explicou Ana Mendes Godinho na altura, houve uma redução em cerca de 75% das pendências de processos de pedidos de pensão por velhice, mas o tempo médio para a atribuição destas pensões é ainda de 106 dias.

Entre os critérios para acesso à pensão provisória estão o cumprimento da idade de acesso à pensão de velhice, o prazo de garantia ou o facto de não existirem descontos no estrangeiro ou noutros regimes de pensões.

Nos casos em que o requerente não cumpra estes requisitos, o pedido será posteriormente analisado pela Segurança Social, sendo possível acompanhar online a evolução do estado do pedido.

"Com este novo serviço digital e o processo de deferimento automático de pensões de velhice será possível reduzir o número de pensões alvo de análise manual por parte da Segurança Social, o que vai tornar mais célere todo o processo", refere o comunicado.

"Esta é uma mudança radical no processo de atribuição da pensão de velhice e é mais um passo fundamental para aprofundar a digitalização da Segurança Social", afirma a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.


Como funciona?

Em baixo o texto explicativo da Segurança Social de como funciona o simulador

 

Condições necessárias para a atribuição da pensão provisória são as seguintes:

 

- Possuir idade pessoal de acesso; 

- Ter o número de anos de descontos necessários para acesso à pensão;

- Ter carreira contributiva apenas na Segurança Social;

- Estar abrangido pelo regime normal de reforma, não tendo carreiras especiais;

- Ser residente em Portugal;

- Não ter dívidas à Segurança Social, como trabalhador independente;

 

Nas restantes situações, o processo entregue pela Segurança Social Direta será objeto de análise por parte dos serviços da Segurança Social com maior celeridade.

 

Para receber a pensão de forma mais segura, célere e cómoda registe também o seu IBAN na Segurança Social Direta, no menu "Perfil", opção "Conta bancária". Aceda aqui.

 

Atualize também os seus contactos de e-mail e telefone para ser contactado de forma mais ágil pela segurança social.

 

Com este novo  serviço digital e o processo de aprovação automático de pensões de velhice, será possível reduzir o número de pensões sujeitas a análise manual por parte da Segurança Social, o que se traduz numa maior rapidez em todo o processo.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Pensão na Hora Segurança Social Direta Ana Mendes Godinho Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social questões sociais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio