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Dez mil portugueses já pediram “Pensão na Hora”

Lançado em fevereiro, o mecanismo da Segurança Social que permite um deferimento automático da pensão de velhice está a ter muita procura, mas apenas 14% dos pedidos cumpriram os critérios para resposta em 24 horas.

A pandemia está a ter um impacto transversal na Segurança Social.
Sérgio Lemos
23 de Junho de 2021 às 08:58
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Disponibilizada há cerca de quatro meses para simplificar e acelerar o processo de atribuição da pensão de velhice, a ferramenta "Pensão na Hora" já recebeu perto de dez mil pedidos de reforma, dos quais três mil já se encontram concluídos.

 

Os dados avançados pelo JN na edição desta quarta-feira, 23 de junho, mostram, no entanto, que apenas 14% dos processos foram deferidos nas 24 horas seguintes à entrada do requerimento. Os restantes não cumpriam todos os critérios de acesso à pensão provisória.

 

A idade e o número de anos de descontos, residir em território nacional, ter carreira contributiva apenas na Segurança Social, estar abrangido pelo regime normal de reforma e não ter dívidas à Segurança Social enquanto trabalhador independente são os critérios para aceder a este regime.

 

Disponível no site da Segurança Social Direta, mesmo antes da formalização do pedido, o serviço "Pensão na Hora" permite ao requerente aceder ao cálculo da sua mensalidade, aos anos de descontos e ao valor bruto estimado que vai receber, assim como a indicação da data de início do pagamento da pensão.
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