Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Segurança Social vai criar simulador inteligente de prestações sociais

Entre as medidas que serão financiadas com 200 milhões de euros do Plano de Reestruturação e Resiliência (PRR) e implementadas de forma gradual até 2026, está a criação de um simulador inteligente de prestações sociais.

Tiago Petinga / Lusa
20 de Junho de 2022 às 18:58
  • 2
  • ...
O Governo apresentou esta segunda-feira o programa de transformação digital da Segurança Social, 'clic', financiado com 200 milhões de euros e que prevê 85 medidas a implementar até 2026, entre as quais um simulador inteligente de prestações sociais.

O programa 'clic', apresentado esta tarde no Museu da Eletricidade, em Lisboa, prevê ainda o pagamento automático do abono de família ou a eliminação das declarações trimestrais dos trabalhadores independentes, tal como avançou hoje o Jornal de Notícias.

A apresentação do programa coube ao secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, que começou por sublinhar que "mensalmente a Segurança Social assegura mais de um milhão de prestações de abono de família e paga mais de dois milhões de pensões" gerindo ainda a relação contributiva "de cerca de quatro milhões de trabalhadores dependentes e mais de 330 mil independentes".

"Até 2026, as 85 medidas irão transformar a Segurança Social", disse Gabriel Bastos, acrescentando que o objetivo é tornar a Segurança Social "mais simples, direta e acessível, focada na resposta célere às necessidades dos destinatários em cada momento, sem burocracias necessárias".

Entre as medidas que serão financiadas com 200 milhões de euros do Plano de Reestruturação e Resiliência (PRR) e implementadas de forma gradual até 2026, está a criação de um simulador inteligente de prestações sociais que irá permitir perceber qual a prestação que mais se adequa à situação atual, num universo de mais de 60 prestações existentes, disse.

O simulador permitirá ainda saber qual o valor estimado da prestação bem como a sua duração.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, realçou, em declarações aos jornalistas, o "investimento muito grande do ponto de vista da transformação da Segurança Social" com o objetivo de a tornar "mais rápida, mais próxima, mas que também consiga cada vez mais desenhar soluções à medida das necessidades concretas das pessoas".

A atribuição automática do abono de família será feita com base na informação de que a Administração Pública já dispõe, com base na comunicação entre a justiça e as declarações de rendimentos dos progenitores comunicados à Segurança Social e à Autoridade Tributária.

"Quanto mais simples for o processo, maior vai ser a justiça na atribuição destes apoios sociais, nomeadamente no abono, porque a própria pessoa nem vai ter de o pedir e terá acesso, caso reúna as condições", referiu a ministra, embora não se comprometendo com a data de implementação da medida.

Tal como já tinha sido anunciado pelo Governo, está também prevista a criação de uma nova prestação social única, que consolidará um conjunto de prestações sociais, com o objetivo de garantir o acesso mais simples e direto à proteção social para cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Outra das medidas é a eliminação das declarações de remunerações mensais por parte das empresas, também já anunciada pelo Governo, e a simplificação do ciclo contributivo das empresas, permitindo o cálculo automático das contribuições.

Quanto à eliminação das declarações trimestrais de trabalhadores independentes, o governante explicou que esta obrigação contributiva passará a ser calculada com base na informação comunicada pelos trabalhadores independentes à Autoridade Tributária.

Também será disponibilizado na Segurança Social Direta o "serviço doméstico online" para comunicação do serviço doméstico, permitindo gerar o documento de pagamento.


Ver comentários
Saber mais Segurança Social Direta Gabriel Bastos Autoridade Tributária trabalho segurança social PRR Ana Mendes Godinho simulador prestações sociais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio