Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Perto de 42 mil empresas recorreram aos apoios que substituíram o 'lay-off' simplificado

Quase 42 mil empresas recorreram até agora aos apoios que em agosto substituíram o 'lay-off' simplificado, sendo que a maior parte optou pelo incentivo financeiro que contempla um apoio equivalente a dois salários mínimos por trabalhador.

As substituições surgem numa altura especialmente exigente para os serviços do ministério liderado por Ana Men           des Godinho.
António Cotrim/Lusa
30 de Setembro de 2020 às 18:50
  • ...
Estes dados foram avançados hoje pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no final da reunião da Concertação Social, em que o Governo apresentou aos parceiros sociais uma proposta de reformulação da medida de apoio à retoma progressiva.

Segundo a ministra, das 41,4 mil empresas que recorreram aos apoios, 23,7 mil dirigiram-se ao incentivo financeiro extraordinário à normalização da atividade empresarial, através do qual é pago um valor equivalente a dois salários mínimos por trabalhador.

Este apoio é pago ao longo de seis meses e implica a manutenção do posto de trabalho durante esse período de pagamento e nos 60 dias subsequentes.

Naquele universo há ainda 10 mil empresas que recorreram ao apoio à retoma progressiva, que permite a redução do horário de trabalho em função da quebra de faturação das empresas, mas com limites.

Dentro do leque de três instrumentos financeiros disponibilizados às empresas a partir de agosto, em substituição do 'lay-off' simplificado, o que registou menos pedidos (7,7 mil) foi o que contempla a atribuição de um salário mínimo por trabalhador pago de uma vez.

No total, foram abrangidos por estes apoios cerca de 380 mil trabalhadores.
Ver comentários
Saber mais Ana Mendes Godinho Concertação Social Segurança Social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio