Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

SNS nunca teve tantos médicos, enfermeiros e auxiliares

A pandemia de covid-19 fez disparar as contratações do Estado para o setor da saúde, com destaque para os enfermeiros e assistentes operacionais. Administradores dizem que mais de 60% têm vínculos a prazo.

Os especialistas que participaram na reunião do Infarmed continuam preocupados com a pressão sobre o SNS.
Alexandre Azevedo
15 de Março de 2021 às 08:46
  • ...

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem quase mais 10 mil profissionais do que há um ano, antes do início da pandemia, com destaque para o aumento do número de enfermeiros e de assistentes operacionais.

 

Segundo os dados do Portal da Transparência do Ministério da Saúde relativos a janeiro, citados pelo Público, o SNS tinha 147.075 trabalhadores em Janeiro deste ano, o que compara com 137.186 no primeiro mês de 2020.

 

Apesar de o SNS nunca ter tido tantos profissionais, o líder dos administradores hospitalares. Alexandre Lourenço, sustenta que mais de 60% foram contratatos a prazo e que este "processo foi um pouco arbitrário, não obedeceu a grande planeamento".

No início de março, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o Governo "podia sempre ter feito mais" quanto à execução orçamental e aos recursos humanos, mas reclamou que "não faltaram meios financeiros ao SNS em 2020, em nenhum momento do ano".

Ver comentários
Saber mais saúde sns hospitais médicos enfermeiros pandemia covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio