Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Macedo diz que taxa sobre sal e açúcar "não está em cima da mesa"

O ministro da Saúde põe assim fim à polémica que se levantou nas últimas semanas.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Abril de 2014 às 12:30
  • 4
  • ...

A taxa sobre produtos com excesso de sal e de açúcar está em estudo no Ministério da Saúde mas não está implícita no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), nem está "em cima da mesa".

 

"A minha opinião é que neste DEO, e sem acordo no Conselho de Ministros, [a taxa sobre produtos com excesso de sal e açúcar] não está em cima da mesa". A declaração é do ministro da Saúde, Paulo Macedo, que pôs desta forma fim à polémica em torno da taxa, e divergência de opiniões entre membros do Governo. 

 

O ministro, que está a ser ouvido no Parlamento a requerimento do PCP, explicou que "nenhuma taxa será introduzida sem haver acordo em Conselho de Ministros", e o que acontece é que esse assunto está a ser estudado pelos serviços do Ministério da Saúde.

 

O tema veio a lume há duas semanas quando a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anunciou a introdução de taxas sobre produtos nocivos à saúde, como uma das formas de fazer face ao problema das dívidas na saúde. Os governantes da saúde viriam a falar no aumento das taxas sobre o tabaco e álcool, e da introdução de taxas sobre produtos com excesso de sal e açúcar.

 

Mas o CDS/PP, pela voz do ministro da Economia, Pires de Lima, veio mostrar a sua discordância, dizendo ao "Público" que essa taxa era "um fantasma" nunca discutido em Conselho de Ministros e que não seria aplicada a indústria alimentar. Uma posição reforçada pela ministra da agricultura, Assunção Cristas. 

Ver comentários
Saber mais Paulo Macedo Conselho de Ministros Ministério da Saúde Documento de Estratégia Orçamental Pires de Lima
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio