Notícia
Orçamento da Saúde vai subir em 2015
O sector da saúde vai ter mais dinheiro no próximo ano. O anúncio foi feito esta quarta-feira no Parlamento pelo ministro Paulo Macedo.
Em resposta às acusações da oposição de que este Governo está a desmantelar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Paulo Macedo lembrou todas as transferências efectuadas desde 2012 e anunciou um aumento do orçamento no próximo ano.
"Espero que a Comissão de Saúde esteja satisfeita com a possibilidade do Governo ter atribuído mais 300 milhões este ano para a saúde e com o crescimento no orçamento para 2015 face ao orçamento inicial de 2014", disse esta quarta-feira, 30 de Abril, o Ministro da Saúde, Paulo Macedo, que está a ser ouvido no Parlamento, a requerimento do PCP.
O governante frisou ainda que desde 2012, o SNS recebeu cerca de 2,5 mil milhões de euros extra orçamento, o que "não tem comparação com a redução que houve nos orçamentos. Há muito mais dinheiro para a saúde do que aquele que foi retirado", concluiu. Esse reforço serviu para pagar dividas em atraso dos hospitais.
O ministro nao revelou qual o acréscimo em causa mas poderá dever-se à já anunciada taxa a cobrar às vendas da industria farmacêutica, que deverá rondar 300 milhões no próximo ano, bem como as taxas sobre produtos nocivos à saúde.
O ministro da Saúde anuncia o reforço do orçamento no próximo ano no dia em que o Pais espera conhecer os cortes que aí vêm no DEO. O Executivo vai apresentar quarta-feira o Documento de Estratégia Orçamental (DEO).