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Empresa de Aveiro investe um milhão para inovar nos autoclismos
OLI manteve no ano passado uma facturação de 40 milhões de euros, exportando 80% da produção para 60 países.
A líder ibérica na produção de autoclismos, que tem actualmente 36 patentes activas na Europa, vai investir este ano perto de um milhão de euros em actividades de investigação e desenvolvimento, com o objectivo de se “afirmar como um ‘player’ mundial em soluções de banho tecnologicamente avançadas e sustentáveis hídrica e energeticamente”.
O dinheiro que será aplicado em inovação equivale a 2,5% da facturação da OLI, que fechou o exercício de 2013 com vendas próximas de 40 milhões de euros, segundo fonte oficial da empresa. Oito em cada dez euros já são facturados no estrangeiro, sendo Itália e França os dois melhores mercados – absorvem 24% das vendas no exterior. No entanto, foi em Angola e Moçambique que o negócio mais cresceu no ano passado, a uma taxa de 80%.
Depois de um ano “extremamente complexo” em que teve de resistir aos “condicionalismos negativos da conjuntura económica e à recessão de algumas economias europeias”, o presidente da empresa aveirense estima um crescimento global de 10%. “Iremos privilegiar mercados extra-comunitários, como a Arábia Saudita, Qatar, Dubai, Brasil, Peru, Venezuela, Chile e Colômbia”, enumerou António Oliveira, através de comunicado.
Com um total de 350 trabalhadores, a Oliveira & Irmãos, fundada em 1954, produz mensalmente perto de meio milhão de produtos, como autoclismos interiores e exteriores, placas de comando, torneiras de bóia e válvulas de descarga para autoclismos cerâmicos.