Notícia
Covid-19: Hospitais privados disponíveis para receber doentes. Têm 500 camas
Os hospitais privados, que estão a reencaminhar os doentes para os hospitais públicos, não foram convocados para “nenhuma resposta em concreto”. Óscar Gaspar, presidente da APHP, garante que têm condições para isso, com mais de 500 camas preparadas para o efeito.
Os hospitais privados mostram-se disponíveis para receber doentes infetados pelo Covid-19, se tal for decidido pelas autoridades de saúde.
"Há um número significativo de hospitais privados que têm camas disponíveis e condições técnicas e humanas para receber esses doentes, refere em entrevista ao Negócios e à Antena 1, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar.
"Teremos com certeza mais de 500 camas que podem ser chamadas a atuar", acrescenta, no programa Conversa Capital.
Para já, os casos prováveis estão a ser encaminhados pelos hospitais privados para os hospitais de referência, que são públicos, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS).
Considerando "positivo" que a APHP tenha sido nomeada em janeiro para o Conselho de Saúde Pública, Óscar Gaspar refere que até ao momento os hospitais privados não foram convocados para "nenhuma resposta em concreto".
"É um erro tentar combater o surto, uma epidemia, com ideologia", sustenta. "Porque não resolve coisa nenhuma e porque tende a dividir os portugueses numa altura em que precisamos do contrário".
Admitindo que o SNS teria de se responsabilizar pelas despesas, desvaloriza a questão. "Não será pela questão do pagamento que não será possível afetar meios privados ao combate a esta epidemia".