Notícia
Sondagens apontam para resultados renhidos em Madrid e Barcelona
As sondagens à boca das urnas das eleições locais e autonómicas espanholas começaram a ser divulgadas. Nas duas principais cidades, os movimentos de cidadãos recém criados – dos quais fazem parte o Podemos – disputam a liderança dos municípios.
As sondagens à boca das urnas das eleições locais e autonómicas em Espanha apontam para resultados muito renhidos nas duas principais cidades – Madrid e Barcelona – onde concorrem coligações que integram o Podemos.
Segundo a sondagem da Antena 3 para o município de Madrid, o PP deverá conseguir entre 21 e 23 vereadores ao passo que Ahora Madrid deverá eleger entre 17 e 19. Porém, uma sondagem da Telemadrid põe esta coligação cidadã à frente dos populares. Ainda de acordo com a primeira sondagem, o PSOE elegeria apenas 9 a 10 vereadores e o movimento Ciudadanos entre sete e oito.
Já em Barcelona, uma sondagem da TV3 dá um empate entre Ada Colau (que lidera um movimento cidadão que integra o Podemos) e Xavier Trias da formação catalã CiU. BComú de Colau conseguiria entre 10 e 12 vereadores ao passo que os catalães elegeriam entre 9 e 11.
As restantes forças políticas (onde se inclui o PP e os socialistas catalães) teriam no máximo cinco vereadores na capital da Catalunha.
Os resultados oficiais provisórios serão divulgados pelo governo espanhol às 21h30 de Portugal.