Notícia
Taxa de participação nas eleições espanholas sobe para 49,7%
49,70% dos eleitores espanhóis exerceram o seu direito de voto nas eleições municipais até às 19h (18h em Lisboa), o que corresponde a um aumento de participação face a 2011.
O Ministério do Interior revelou os dados da participação dos eleitores espanhóis nas eleições municipais que decorrem este domingo, 24 de Maio, em Espanha. Os últimos dados, que compilam os dados até às 19h, hora local, (menos uma em Lisboa), revelam que 49,79% da população já votou, o que corresponde a um aumento face aos 49,19% registados nas últimas eleições de 2011, também até às 19h, de acordo com o Expansión.
Quase 35 milhões de eleitores em Espanha, entre os quais 20 mil portugueses, vão este domingo, 24 de Maio, às urnas para votar nas eleições municipais e autonómicas espanholas, num novo teste à força de partidos emergentes, como o Podemos e o Ciudadanos, face ao bipartidismo do PP (no poder) e do PSOE.
As eleições de hoje incluem não só as municipais - nas quais poderão votar 34,5 milhões de espanhóis e 463,6 mil estrangeiros residentes em Espanha -, mas também eleições autonómicas em 13 das 17 comunidades.
As comunidades autónomas que vão escolher novo governo regional são: Aragão, Principado de Astúrias, Ilhas Baleares, Canárias, Cantábria, Castilla-La Mancha, Castilla e Leão, Comunidade Valenciana, Extremadura, Comunidade de Madrid, Região de Múrcia, Comunidade Foral de Navarra e La Rioja.
As assembleias de voto fecham às 20h na Espanha peninsular (menos uma hora em Lisboa) e às 21h nas Ilhas Canárias.