Notícia
Sondagem deixa PSD a 18 pontos do PS nas legislativas
Os socialistas mantêm trajetória de subida e ultima sondagem, realizada para a TSF e Jornal de Notícias, dá uma vitória por mais de 40% ao PS caso as legislativas ocorressem agora. Seria o pior resultado de sempre para o PSD.
Uma sondagem realizada pela Pitagórica para a TSF e o Jornal de Notícias aponta para uma vitória do PS com 40,4% das intenções de voto, caso se realizassem agora eleições legislativas. Seria uma vantagem de 18 pontos percentuais face ao PSD, que se ficaria pelos 22,5%, o pior resultado de sempre do partido numas legislativas.
A sondagem, divulgada esta quinta-feira, 30 de maio, foi realizada antes das eleições europeias do passado domingo. Para o PS, significaria mais oito pontos relativamente às eleições de 2015 e cinco face à última sondagem da Pitagórica, realizada no mês passado.
Esta subida é sobretudo à custa do PSD, sendo que o CDS também recua face à sondagem de abril, de 6,5% para 6,1%. Por outro lado, os parceiros da geringonça também perdem. Assim, o Bloco de Esquerda arrecadaria 8,2%, um pouco abaixo da sondagem de Abril, e o PCP 6,5% (mantém). Já o PAN regista uma subida face à última sondagem, dos 2,8% para os 3,6%.
A sondagem colocou também a questão sobre em quem os inquiridos nunca votariam para primeiro-ministro. Jerónimo de Sousa lidera, com 73% de "não" e Pedro Santana Lopes vem a seguir, com 70%. 53% dizem que não votariam em Rio, valor que desce para os 41% quando a pergunta é sobre António Costa.