Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos Coelho promete procurar soluções para crise de preços no leite

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, assegurou esta segunda-feira nos Açores estar consciente dos problemas que enfrenta o sector do leite e prometeu procurar soluções se continuar à frente do Governo.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Julho de 2015 às 18:48
  • ...

Num almoço com militantes do PSD na Ribeira Grande, na sede da Associação Agrícola de São Miguel, e após um encontro com dirigentes da Federação Agrícola dos Açores, Passos Coelho respondeu às preocupações que lhe foram manifestadas em relação à queda do preço do leite, sobretudo, num contexto de liberalização do mercado europeu, com o fim das quotas de produção, em Abril passado.

 

Passos Coelho reconheceu que o rendimento dos produtores de leite açorianos será "seriamente afectado" se não houver algum tipo de medidas e disse que é preciso continuar a procurar em Bruxelas apoios de outros países para serem criados preços de referência abaixo dos quais a União Europeia teria de actuar e para que o Banco Europeu de Investimento crie, por exemplo, "linhas de apoio" para períodos de preços "excepcionalmente baixos".

 

O presidente do PSD disse ainda que se voltar a Governar o país mudará a legislação que for necessária para criar uma associação interprofissional do sector que possa "defender melhor os seus direitos".

 

Ainda em resposta ao presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, o presidente do PSD deixou também uma promessa para o caso das contribuições para a segurança social que estão a ser pedidas aos jovens agricultores.

 

Passos Coelho manifestou "abertura" para a questão ser analisada "rapidamente" por um futuro Governo PSD/CDS, de forma a "afinar um bocadinho melhor" esta questão, realçando que, no entanto, não será possível "regressar aos 33 euros de antes".

 

Neste almoço com centenas de militantes e apoiantes do PSD, discursaram também a cabeça de lista do partido pelo círculo dos Açores, Berta Cabral, e o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas.

 

Berta Cabral sublinhou que foi o actual Governo PSD/CDS que "salvou Portugal da beira do abismo" a que o conduziu o PS e que os socialistas voltarão a levar o país pelo mesmo caminho se ganharem as eleições.

 

Já Duarte Freitas referiu que os deputados do PSD que forem eleitos pelos Açores vão apoiar o Governo de Passos Coelho, se este ganhar as eleições, mas que estarão também "100% próximos dos açorianos".

 

O presidente do PSD/Açores realçou, por outro lado, que é graças a Passos Coelho que o arquipélago vive hoje "outro tempo", referindo a entrada das 'low cost' nas ilhas e a baixa dos impostos na região este ano.

 

Depois deste almoço e de ter recebido um Registo do Santo Cristo dos Milagres das mãos dos dirigentes da Associação Agrícola de São Miguel, Passos Coelho seguiu para a ilha Terceira.

Ver comentários
Saber mais PSD Passos Coelho política leite
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio