Notícia
Como vai ser a noite eleitoral nos canais de televisão
As primeiras projecções dos resultados das eleições serão conhecidas às 20h. A emissão especial da RTP arranca às 18h30, enquanto as da SIC e da TVI começam às 20h.
A RTP3 vai ser a primeira a arrancar com a emissão especial às 18h00. A partir das 18h30 a cobertura eleitoral é transmitida em simultâneo no canal de informação e na RTP1 e "irá permanecer em emissão até que se justifique", segundo fonte oficial do canal público.
Às 20h00, a RTP revela as primeiras projecções da Universidade Católica. "O politólogo Pedro Magalhães será o convidado da RTP para a análise dos resultados que irão sendo conhecidos ao longo da emissão", detalha a empresa liderada por Gonçalo Reis.
Será também a partir das 20h que a SIC conta ter as primeiras projecções da noite eleitoral, as quais depois serão analisadas pelos vários comentadores que o canal de Carnaxide terá em estúdio. Santana Lopes, António Vitorino, Francisco Louçã, Marques Mendes, Pacheco Pereira, Jorge Coelho e Miguel Sousa Tavares são os nomes principais.
Já a CMTV, fará a cobertura eleitoral ao longo de todo o dia, com directos de todo o país. À noite, o canal do grupo Cofina, que detém o Jornal de Negócios, irá analisar de forma mais detalhada os resultados com a ajuda de João Pereira Coutinho, o comentador principal da noite eleitoral da CMTV.
O painel de comentadores da RTP, que será conduzido por João Adelino Faria, vai contar com Augusto Santos Silva, Miguel Poiares Maduro, Pedro Mota Soares, João Oliveira e José Manuel Pureza.
Miguel Júdice, Constança Cunha e Sá e Sérgio Figueiredo são alguns dos nomes que integram a lista de comentadores da emissão da TVI que será liderada por José Alberto Carvalho, Judite Sousa e Pedro Pinto.
A partir do fecho das urnas em todo o país, a CMTV vai transmitir "em permanência os resultados eleitorais dos 308 concelhos em disputa". No caso da SIC e da TVI, a emissão especial será transferida para os respectivos canais de informação que continuarão a analisar os resultados durante o resto da noite.
A que horas se pode deitar?
Ora aí está uma pergunta à qual é impossível responder. O que se sabe é a hora a que os votos começam a ser contados – e isso acontece imediatamente após o encerramento das urnas. A partir das oito, os resultados começam a ser divulgados através dos meios oficiais, sendo apimentados pelas projecções das empresas de sondagens. Porém, a fragmentação natural das autárquicas torna o desfecho mais imprevisível. Basta, por exemplo, a corrida estar muito renhida numa ou duas câmaras importantes para que o balanço político seja adiado por mais uma hora. Arriscando um prognóstico, é provável que pelas 23h já se tenha o quadro completo.