Notícia
Alberto Castro: “Vai parecer uma provocação ao PS”
O economista Alberto Castro arrasa a escolha de Pedro Passos Coelho para a pasta das Finanças. O professor da Universidade Católica admite ter ficado perplexo com a escolha, e diz que Maria Luís Albuquerque é neste momento uma “má solução” e “uma figura politicamente frágil”.
“Esta decisão demonstra que o Governo tem tendência para o abismo”, considera Alberto Castro. “Vai parecer uma provocação à Oposição e ao PS, num momento em que era necessário fazer pontes”, acrescenta.
Alberto Castro considera que o envolvimento da até hoje secretária de Estado do Tesouro no caso dos “swaps” como CFO da Refer, e a recente polémica da passagem de informação sobre a matéria com o anterior Governo leva a que politicamente Maria Luís Albuquerque não seja a melhor escolha, “independentemente das virtudes pessoais” que a governante possa ter.
Mas então o que terá levado o primeiro-ministro Passos Coelho a tomar esta decisão? O economista pensa que pode haver duas: “Em primeiro, ser mulher o que ser uma boa solução para combater a crispação. Em segundo, porque ela conhece bem as pastas em causa, o que evita hiatos no tratamento dos assuntos”, remata