Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Síria às escuras e sem acesso à internet (act.)

A origem do problema, que abrange todo o território, ainda não é conhecida. Episódios de corte de electricidade são comuns desde o início da guerra civil e atribuídos aos rebeldes.

03 de Março de 2016 às 13:11
  • ...

Todo o território sírio ficou esta quinta-feira, 3 de Março, sem fornecimento de electricidade e em várias regiões do país também não há acesso à internet, por razões que se mantêm desconhecidas.


"A rede eléctrica foi cortada em todas as regiões administrativas. Estão em curso procedimentos para detectar a origem do problema", avançou ao início da tarde a agência noticiosa pública SANA, citada pela Reuters, que confirmou que pelo menos em Damasco não há electricidade.

Cerca de três horas depois, a mesma agência, citando o Ministério da Electricidade, referia que o fornecimento estava a regressar gradualmente às várias regiões e que deveria estar totalmente restabelecido em 12 horas.

"É apenas um problema técnico que acontece em muitos países", disse à Voz da América (VOA) um colaborador do ministério.


De acordo com a Associated Press, os cortes de energia no país têm sido frequentes durante o conflito civil em curso, mas que é raro que todo o território seja afectado. Os ataques de forças rebeldes ao regime de Bashar al-Assad têm sido apontados como estando na origem dessas interrupções.

"O interessante é que o Governo tenha feito este anúncio pela primeira vez. No passado, ignorava quando havia cortes de electricidade. Como foi um corte geral, teve de dizer algo ao povo", disse Bangin Hisso, um engenheiro electrotécnico que trabalhou nos serviços sírios de electricidade à VOA.

Há quase cinco anos que o país vive uma guerra civil que já causou mais de 260 mil mortos e obrigou à saída de mais de metade da população do país. Desde o fim-de-semana passado (27 de Fevereiro) que vigora um cessar-fogo no território sírio, acordado entre Estados Unidos e Rússia.

A pausa nos conflitos não abrange grupos considerados terroristas, como o Daesh (auto-proclamado "Estado Islâmico"), contra os quais continuam as acções militares.

(notícia actualizada às 17:55 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais política distúrbios guerras e conflitos Síria Al-Assad guerra civil EUA Rússia internet electricidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio