Notícia
Público: Marcelo festeja 10 de Junho em Paris
Pela primeira vez, o dia de Portugal vai ser comemorado oficialmente fora do país. No dia em que arranca o Euro 2016 em França, a cerimónia contará com a presença de François Hollande.
Marcelo Rebelo de Sousa só vai tomar posse esta quarta-feira, 9 de Março, perante mais de 550 convidados, mas já começa a dar sinais de algumas mudanças no funcionamento e nas tradições do Palácio de Belém. Depois da novidade da comemoração da posse durar três dias, desta vez é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades que, pela primeira vez, vai ser comemorado oficialmente também no estrangeiro.
Segundo noticia o Público na edição desta segunda-feira, 7 de Março, o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro vão embarcar nesse dia para a capital francesa logo depois da habitual cerimónia militar na Praça do Comércio, em Lisboa. Confirmada está a participação do presidente francês, François Hollande, na festa da comunidade portuguesa, que se estima ascender a um milhão de pessoas naquele país.
A ausência de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Eduardo Ferro Rodrigues, os três mais altos representantes da Nação, no dia 10 de Junho, que este ano calha no calendário a uma sexta-feira, será sempre curta, uma vez que não é habitual saíram ao mesmo tempo do território nacional. E deverá ser o chefe de Estado o representante de um órgão de soberania a permanecer mais tempo em França.
É que é nesse mesmo dia que arranca naquele país o campeonato europeu de futebol, com os anfitriões a receberam a selecção da Roménia no estádio de St-Denis. A quatro dias do arranque da participação portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa deverá deslocar-se ao local de estágio da equipa comandada por Fernando Santos, que estará a preparar o jogo de estreia contra a Islândia, no estádio de St-Etienne.