Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo reúne primeiro Conselho de Estado até final de Abril

A tomada de posse do novo Presidente da República está marcada para quarta-feira. Depois disso, Marcelo Rebelo de Sousa já tem a agenda preenchida: Orçamento do Estado, Conselho de Estado e 25 de Abril são momentos-chave.

Na quinta-feira, Marcelo teve um dia preenchido que começou com um almoço com Cavaco Silva, a quem vai suceder. O repasto teve lugar no palácio de Belém, que passará a ser a sua residência oficial.
Bruno Simão
  • ...
O futuro Presidente da República, que toma posse esta quarta-feira, 9 de Março, já definiu boa parte da agenda para os primeiros tempos em Belém. Antes da Páscoa fala ao País sobre o Orçamento do Estado e até ao final de Abril reúne-se pela primeira vez com o Conselho de Estado.

Segundo apurou o Negócios, o primeiro encontro do futuro Presidente com o novo Conselho de Estado acontecerá até ao final de Abril. Por essa altura, Marcelo Rebelo de Sousa fará o seu terceiro discurso, nas cerimónias do 25 de Abril.

Antes, o futuro chefe de Estado terá dois momentos de intervenção: o primeiro acontece já esta quarta-feira, na tomada de posse no Parlamento, estando o segundo marcado para quando falar ao País sobre o Orçamento do Estado para 2016.

O documento será sujeito a votação final na Assembleia da República a 16 de Março. O objectivo do Governo, e também dos deputados, é que o documento entre em vigor a 1 de Abril. Por isso, é preciso ser rápido a analisar o Orçamento depois de introduzidas as alterações. Assim, a nova equipa de Marcelo Rebelo de Sousa já trabalha com um prazo. O Presidente quer falar ao País até à Páscoa, a tempo de ir a Braga e a Celorico de Basto durante a semana Santa e a Páscoa, que este ano se celebra a 27 de Março. 

No regresso, a agenda de Marcelo ocupa-se de outros acontecimentos. É preciso preparar o discurso do 25 de Abril e fazer a primeira reunião com o novo Conselho de Estado, que já conta com os cinco elementos por si escolhidos. São eles Eduardo Lourenço, António Guterres, Leonor Beleza, Luís Marques Mendes e António Lobo Xavier. E também com Cavaco Silva, que tem direito a pertencer ao Conselho de Estado na qualidade de ex-Presidente da República. 

Durante a campanha eleitoral, Marcelo Rebelo de Sousa tinha sinalizado que, se fosse eleito, gostaria de dar mais destaque a este órgão de consulta, de que dispõem os chefes de Estado. Marcelo falou em dar "mais expressão" ao Conselho de Estado. O ainda Presidente da República, Cavaco Silva, reuniu 12 vezes com este órgão. O seu antecessor Jorge Sampaio foi o que mais vezes convocou o Conselho de Estado (22 reuniões) e Mário Soares reuniu 17 vezes este órgão de consulta. Já Ramalho Eanes encontrou-se 11 vezes com os membros do Conselho de Estado.
Ver comentários
Saber mais Presidente da República Conselho de Estado Marcelo Rebelo de Sousa Aníbal Cavaco Silva Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio