Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSOE avança com moção de censura ao Governo espanhol

A imprensa espanhola revela que Pedro Sánchez, líder do PSOE, já avançou com uma moção de censura ao Governo de Mariano Rajoy após a condenação no "caso Gürtel". O Ciudadanos quer eleições antecipadas.

Reuters
25 de Maio de 2018 às 10:39
  • ...
Pedro Sánchez antecipou-se à reunião que tinha marcado de urgência no partido e que decorre neste momento. O líder do PSOE já deu ordem para que avance a moção de censura ao Governo do PP no congresso dos deputados, avança o El Mundo, após a condenação do partido num caso de corrupção. A moção terá o apoio dos 84 deputados socialistas e dos 69 do Podemos, além de outros deputados de partidos minoritários. O Ciudadanos pediu eleições antecipadas.
Em causa está a condenação do Partido Popular (PP) por corrupção, após uma investigação de anos que acusou Luis Bárcenas, ex- tesoureiro do partido, e o empresário Francisco Correa de combinarem negócios e subornos em várias zonas governadas pelo PP, cujos lucros depois iriam para contas em paraísos fiscais. 

O partido escreveu no Twitter que a "resposta do PP e do Governo após a sentença do 'caso Gürtel', que implica politicamente o presidente do Governo do PP, Mariano Rajoy, é inaceitável". Horas depois o PSOE anunciou uma reunião e remeteu a decisão para uma conferência de imprensa posterior. 

Esta sexta-feira, o El Mundo cita fontes da direcção do PP que dizem que a moção de censura é "inevitável". Esta é também uma forma de encostar o Ciudadanos e o Podemos à parede: para os socialista, a moção de censura vai mostrar se esses partidos querem apostar num outro Governo liderado por Sanchez ou se deixam o PP continuar.
No entanto, o Ciudadanos não quer uma moção de censura numa altura em que o problema na Catalunha ainda se mantém. Apesar de aproveitar o caso para erodir o PP, Albert Rivera, o líder do Ciudadanos, quer reunir com o Governo para lidar com o tema sem causar danos ao país. Posteriormente à decisão do PSOE, já esta sexta-feira, Rivera pediu eleições antecipadas, argumentando que "a condenação por corrupção liquidou a legislatura", mas não especificou qual será o voto do seu partido à moção de censura. 
Já o Podemos deverá estar ao lado do PSOE nesta questão. O partido diz ser "evidente que é necessária uma moção de censura", referindo que "este Governo tem de ser expulso".

(Actualizado às 11h29 com a reacção do Ciudadanos)
Ver comentários
Saber mais Rajoy PSOE Espanha Pedro Sanchez Mariano Rajoy PP condenação corrupção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio