Notícia
PSD: Pedro Duarte lança críticas a Cavaco por contar conversas com Sócrates
O social-democrata diz ter muitas duvidas sobre a decisão de Cavaco de revelar as conversas que mantinha nas habituais reuniões de quinta-feira com o então primeiro-ministro, José Sócrates. "Abre-se um precedente" que pode "contaminar" relações futuras, defendeu na TSF.
Pedro Duarte, antigo deputado do PSD e ex-chefe da campanha presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou no Programa da TSF Política Pura que não concorda com a opção de Cavaco Silva de, no livro de memórias apresentado esta quinta-feira, 16, em Lisboa, revelar as conversas que, enquanto Presidente da República, mantinha às quintas-feiras com o então primeiro-ministro, José Sócrates.
Na sua opinião, Cavaco pode ter aberto um precedente grave. "Tenho dúvidas que seja saudável a revelação de conversas", afirmou o político do PSD. "Não porque sejam conversas privadas, já que são reuniões institucionais, mas por alguma razão são a dois, para se poder criar um grau de confiança e até de confidencialidade nalguns temas que permita um contacto especial entre a Presidência da República e o Primeiro-ministro", defendeu.
Para Pedro Duarte abrindo-se agora este "este precedente" para o futuro, quando as pessoas deixam de exercer funções, isso "pode contaminar um grau de confiança que é positivo que exista para que essas reuniões tenham a produtividade que todos queremos", salientou.
Cavaco optou por fazê-lo, numa atitude inédita entre ex-Presidentes da República e que, nas suas palavras, pretendeu ser uma forma de permitir aos portugueses "compreenderem o tempo complexo e algo conturbado da política nacional nos dez anos" em que esteve em Belém.