Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS trava venda da TAP e EGF e não quer privatizar mais nada

O PS diz que não permitirá que mais de metade do capital da TAP saia do sector público. E diz que vai travar a venda da EGF. Garante: "não se fará nenhuma nova concessão ou privatização".

07 de Novembro de 2015 às 18:00
  • 39
  • ...
O PS voltará atrás na privatização da TAP. Pelo menos é o que pretende o programa de Governo que o PS está a discutir.

De acordo com o documento, "o governo não permitirá que o Estado perca a titularidade sobre a maioria do capital social da TAP". O actual Executivo, de Passos Coelho, assinou um contrato de promessa de compra e venda de 61% da TAP.

O PS sempre disse ser contra a venda maioritária da companhia aérea. Agora, diz que, se for Governo, encontrará "formas – designadamente através de uma efectiva acção junto das instituições europeias e do mercado de capitais – de capitalizar, modernizar e assegurar o desenvolvimento da empresa, ao serviço dos portugueses e de uma estratégia de afirmação lusófona". Não se refere como se porá fim ao acordo já existente.

Mas privatização é algo banido neste programa. "Este caminho de privatização é rejeitado neste Programa de Governo, garantindo-se que não se fará nenhuma nova concessão ou privatização". E é também por isso que o PS quer travar o processo de privatização da EGF e qur reverter as fusões de empresas de água que "tenham sido impostas aos municípios".

Quanto à concessão de transportes é referido que "o reforço das competências das autarquias locais na área dos transportes implica a anulação das concessões e privatizações em curso dos transportes colectivos de Lisboa e Porto".
Ver comentários
Saber mais PS programa de governo PS legislativas 2015
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio