Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeira-ministra da Eslovénia pede demissão após perder liderança do partido

Após ter perdido a liderança do partido de centro-esquerda, a primeira-ministra eslovena pediu a demissão e previu eleições para breve.

17º Eslovénia
Negócios 05 de Maio de 2014 às 15:18
  • ...

A primeira-ministra eslovena, Alenka Bratusek, pediu a demissão esta segunda-feira, 5 de Maio, depois de perder a liderança pelo partido de centro-esquerda “Eslovénia pela Positiva”.

 

Bratusek confirmou o pedido de demissão através de uma mensagem publicada na sua conta oficial do Twitter. A executiva assegurou ainda que confia que ocorram eleições antecipadas antes do Verão. “Se todos cumprirem a palavra, teremos eleições antes do Verão”, pode ler-se na página oficial do Twitter da primeira-ministra.

 

O Presidente da Eslovénia, Borut Pahor, e todos os partidos com representação parlamentar asseguraram que estão a favor de antecipar as eleições ainda que na legislação esteja prevista a possibilidade de apresentar candidatos a primeiro-ministro nos próximos 30 dias, sem ter de recorrer às urnas.

 

“O Parlamento prevê aceitar a renúncia da primeira-ministra nos próximos dias e, depois disso, os partidos vão acordar quando o Presidente deve dissolver o Parlamento e marcar as eleições”, indicou à Reuters a porta-voz do Governo esloveno, Gordana Vrabec.

 

A crise política na Eslovénia começou a 26 de Abril, quando o partido “Eslovénia pela Positiva” elegeu o rival de Alenka Bratusek, Zoran Jankovic, como novo presidente. Depois da decisão, Bratusek e outros membros parlamentares abandonaram a formação.

Ver comentários
Saber mais Eslovénia Alenka Bratusek demissão política Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio