Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Nuno recua. Socialistas só deixam passar governo AD se Montenegro viabilizar um do PS

Pedro Nuno Santos começou por dizer que o PS se sente "desobrigado" da promessa de viabilizar um governo da AD caso o líder do PSD não se comprometa a fazer o mesmo face a um governo minoritário dos socialistas. O líder do PS viria depois esclarecer que "exigimos reciprocidade" mas que mantém a promessa feita no debate de segunda-feira com Luís Montenegro de não apoiar uma moção de rejeição.

Pedro Granadeiro / Lusa
21 de Fevereiro de 2024 às 19:49
  • ...
O secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos, exigiu esta terça-feira  ao líder do PSD, Luís Montenegro, reciprocidade na viabilização de um governo minoritário do PS, após ter admitido deixar cair o compromisso assumido no debate televisivo da última segunda-feira.

"Se não houver reciprocidade do PSD em viabilizar um governo minoritário do PS, o partido sente-se desobrigado de cumprir o que disse no debate com Luís Montenegro", começou por dizer Pedro Nuno Santos antes de uma iniciativa da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), no Porto.

Perante as muitas dúvidas dos jornalistas presentes na sessão, o líder socialista acabou por corrigir, à tarde a palavra "desobrigado", clarificando que "o fundamental é exigir reciprocidade".

O secretário-geral do PS disse mesmo ter sido "mal interpretado", rejeitando a ideia de um recuo quando afirmou que ficaria "desobrigado" caso o PSD não desse a mesma garantia. Por isso, frisou também, "não retira" o que disse quanto à moção de rejeição durante o frente-a-frente com Montenegro, na segunda-feira, assegurando que viabilizaria um executivo minoritária da AD.

Acusando Luís Montenegro de "continuar sem dizer o que fará perante um governo do PS", Pedro Nuno Santos insistiu que "essa resposta impõe-se".

"Exigimos e esperamos do PSD aquilo que garantimos ao PSD. O que queremos é que o PSD responda ao repto do PS", esclareceu o secretário-geral socialista nas novas declarações aos jornalistas, da parte da tarde, já após intervir no congresso da CIP. 
Ver comentários
Saber mais governo Pedro Nuno Santos AD PS viabilização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio