Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos Coelho e António Costa entre as personalidades mais noticiadas em 2015

O líder do PSD e o actual primeiro-ministro lideraram o ranking elaborado pela Cision das personalidades que mais se destacaram nos meios de comunicação social no ano passado. Dominado por política, o top cinco desta listagem tem espaço para uma das figuras que mais polémica gerou em 2015 no futebol português: Jorge Jesus.

Bruno Simão/Negócios
10 de Fevereiro de 2016 às 14:28
  • ...

Pedro Passos Coelho, ex-primeiro ministro, foi a personalidade portuguesa mais vezes referenciada pelos media portugueses, com 135.651 menções no ano passado. Sucedeu-se o líder do PS, António Costa, agora primeiro-ministro, com 101.958 referências. Em terceiro lugar surge o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com 81.138 referências.

O ranking, elaborado pela Cision, tem por base a análise a mais cinco milhões de artigos produzidos pelos meios de comunicação social portugueses entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2015.

Escreve a Cision que o ano de "contestada governação de Passos Coelho", as eleições legislativas - que apesar de darem a vitória ao líder do PSD, permitiram a formação de um Governo de esquerda liderado por António Costa - e "o papel activo desempenhado pelo Presidente da República" no período pós-eleitoral foram alguns dos motivos que ditaram que fossem estas as personalidades mais mediáticas nos meios de informação nacionais em 2015.

Ainda no top cinco deste ranking encontra-se José Sócrates (com 53.032 referências), devido aos "muito mediatizados problemas com a justiça" e, por fim, Jorge Jesus, o treinador do Sporting, com 47.541 menções. Em 2015, Jesus trocou o Sport Lisboa e Benfica pelo rival Sporting Clube de Portugal, sendo o protagonista de "uma das mais polémicas - e noticiadas - mudanças de sempre ocorridas no futebol português", escreve a Cision em comunicado enviado às redacções.

A sexta posição deste ranking é ocupada pelo ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas. Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid, ficou em sétimo lugar.

Quando se consideram personalidades internacionais a tendência mantém-se, com figuras políticas seguidas de personalidades do mundo do futebol. "Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, [foi] a figura não portuguesa que mais marcou a agenda mediática nacional", escreve a Cision, acrescentando que o mesmo contou com 32.775 referências nos meios de comunicação social portugueses. A vitória do Syriza nas eleições gregas de Janeiro de 2015, o braço-de-ferro com os credores europeus, a renúncia de mandato e posterior reeleição de Tsipras conquistaram a atenção dos meios de comunicação social portugueses. Nesse sentido, também Yanis Varoufakis foi uma das personalidades com maior peso nos media nacionais, tendo sido registadas 14.697 referências ao seu nome.

"O segundo estrangeiro mais noticiado no nosso país foi o ex-treinador do FC Porto Julen Lopetegui, com 32.358 referências, e cuja passagem, muitas vezes conturbada, pelo panorama desportivo nacional, foi amplamente escalpelizada pelos media", pode ler-se no comunicado da Cision.

Neste ranking figuram ainda Marcelo Rebelo de Sousa, que venceu as Presidenciais mas já este ano, com 15.801 referências, e o guarda-redes que integrou o FC Porto, Iker Casillas.

Para criar este ranking, a Cision analisou "todas as notícias veiculadas, no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa)".

Ver comentários
Saber mais Pedro Passos Coelho António Costa Aníbal Cavaco Silva José Sócrates Jorge Jesus Cristiano Ronaldo Alex Tsipras media comunicação social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio