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As bandeiras dos partidos: Onde estão e o que escolhem dizer em rede

O Partido Socialista e o PSD/CDS-PP apostam em palavras-chave. O Bloco de Esquerda e a CDU têm uma repercussão menos intensa nas redes sociais e o seu discurso é menos agressivo.

Bloomberg
13 de Setembro de 2015 às 21:55
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#Somosmais diz coligação Pàf
que pede maioria
Os candidatos da coligação PSD/CDS-PP concorrem juntos às próximas eleições legislativas. Portugal à Frente está no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Flickr. Com uma comunicação assente na partilha de banners e imagens com resultados atingidos pelo actual Governo. A coligação tem apostado na apresentação dos vários candidatos dos diversos círculos eleitorais, descentralizando a atenção dos dois líderes dos partidos PSD/CDS-PP.


PS e a confiança
no e do Facebook
O partido de António Costa apostou na criação de páginas pessoais em diversas redes para o candidato a primeiro-ministro. Uma pesquisa rápida pelo Facebook permite encontrar algumas mas a oficial é Costa 2015. Uma das ferramentas diferenciadoras utilizadas pelo PS foi a resposta em tempo real às perguntas colocadas pelos eleitores durante um "live streaming" conduzido por Costa. Apesar de ter uma página pessoal, as publicações feitas através das duas contas são semelhantes, distinguido-se excepções, como a partilha de uma foto de António Costa, 28 anos mais novo, e ao lado da sua mulher, pela ocasião do seu aniversário de casamento. Uma das palavras de ordem do PS é "confiança". Ironicamente, o Facebook não atribui à página do partido o selo de confiança que confirma que a página é a oficial, ao contrário do que acontece com o PSD ou CDS-PP, mas à semelhança do que acontece com a página da PàF.

CDU partilha
propostas eleitorais
Sem página no Facebook, o Partido Comunista Português encontra representação na página da Coligação Democrática Unitária, que une a candidatura conjunta com Os Verdes. Apesar de não ter um elevado número de seguidores e gostos, a comunicação da página da CDU é constante e acontece fora do período de campanha para eleições. A coligação está também presente no Twitter e Youtube. À semelhança dos demais, a partilha de fotos em comícios é prática frequente. Para além destas plataformas, a CDU apresenta os candidatos, o programa e o jornal do partido no site oficial.

Esquerda.Net
é cara do bloco
A primeira procura pela página do Bloco de Esquerda multiplica-se em páginas distritais sem que exista uma nacional. Essa toma forma através da página Esquerda.net, que é também o nome do portal de informação do Bloco de Esquerda, que apesar da ligação ao partido se distingue das demais publicações políticas pela extensão e profundidade da cobertura.

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