Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Negrão eleito líder parlamentar do PSD com mau resultado

Fernando Negrão foi escolhido para líder parlamentar do PSD tendo obtido 39,8% dos votos. Foram quase tantos brancos (32) como os votos a favor (35).

Miguel Baltazar
22 de Fevereiro de 2018 às 17:51
  • 6
  • ...
O deputado laranja Fernando Negrão foi hoje escolhido para líder da bancada parlamentar do PSD tendo obtido 39,8% dos votos. Foram quase tantos os votos a favor (35) como os brancos (32), de acordo com a informação oficial do grupo parlamentar. Foram ainda identificados 21 votos nulos.  

De acordo com a mesma fonte, votaram 88 dos 89 deputados do PSD, tendo a TVI avançado que foi Pedro Pinto o deputado que não votou por considerar que esta eleição não faz sentido neste momento. 

Negrão - que foi apoiante de Santana Lopes nas eleições internas do PSD mas teve o apoio de Rio para se candidatar ao lugar que era de Hugo Soares - obteve 39,8% do universo de votantes. 

A dúvida agora é se Fernando Negrão assumirá o lugar já que durante o fim-de-semana chegou a colocar a fasquia na maioria (50%+1)  para tomar posse como líder da bancada. 

Hugo Soares foi eleito em Junho de 2017 com 85,4% dos votos, tendo substituído Luís Montenegro que conseguiu sempre nas três eleições a que concorreu 86%, 87% e 98%, sucessivamente. A primeira vez que foi às urnas foi em 2011. 

Antes Miguel Macedo tinha conseguido 88,75%, depois de em 2009 Miguel Macedo ter conseguido 95%. 

No Congresso do PSD, no fim-de-semana passado, Negrão disse ao Observador que "se ganham eleições com mais um voto do que a maioria, por isso é daí que partimos".

Ontem afirmou que "nunca esteve nos 50%, eu disse sempre que aguardo os resultados e depois farei a minha leitura pessoal e tirarei as consequências que entender". 

Estão previstas para ainda hoje declarações de Fernando Negrão aos jornalistas. Mesmo que decida ficar, a sua posição poderá ser vista como frágil, já que mais deputados votaram em branco ou nulo (53) do que sim (32). A eleição da bancada parlamentar é um primeiro teste à liderança de Rio no pós-Congresso que o entronizou.
 
A actual bancada parlamentar, que não foi escolhida na sequência das eleições de 2015 e onde Rio não tem assento por não ser deputado, teve como líderes Montenegro e depois Hugo Soares, um apoiante de Montenegro. 

No Congresso, Montenegro assumiu que pode vir a disputar o lugar de líder do PSD no futuro, dando agora espaço a Rio. 

(Notícia actualizada às 18:09)
Ver comentários
Saber mais PSD Fernando Negrão Parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio