Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marques Mendes diz que Santana Lopes “quer fazer parte da futura coligação de centro-direita”

Luís Marques Mendes defendeu este domingo, 5 de Agosto, no seu habitual comentário na SIC, que a decisão de Santana Lopes de sair do PSD não é boa nem para o partido nem para o próprio. "Ambos vão perder", sinalizou.

Pedro Catarino/Correio da Manhã
05 de Agosto de 2018 às 21:43
  • ...

"No imediato, perde o PSD. Primeiro, porque há 40 anos que não tem uma cisão e uma cisão é sempre uma cisão; depois, porque vai perder alguns votos. E, por pouco que seja (2%, 3% ou 4%), é mau para um partido que já só tem 27% nas sondagens", explicou.

Marques Mendes não acredita no sucesso do novo partido de Santana Lopes, que deverá atrair mais curiosidade do que apoio popular.

"No curto e médio prazo é má para Santana Lopes. Não acredito que o seu partido tenha grande sucesso. Pode tirar alguns votos ao PSD e também ao CDS. Mas, no final, acho que o seu novo partido vai suscitar mais curiosidade que apoio popular", avançou o comentador político.

O antigo líder do PSD acredita que o grande objectivo de Santana Lopes é fazer parte de uma futura coligação de centro-direita, e que a sua prioridade vão ser as eleições europeias.

"O grande objectivo é tentar que o seu novo partido venha a fazer parte da futura coligação de centro-direita que há-de, um dia, chegar ao poder. Em vez de ser uma coligação PSD/CDS, o que Santana quer é que seja PSD/CDS/Partido de Santana Lopes. Este é o seu grande objectivo. É por isso que sai do PSD e forma um novo partido", afirmou Marques Mendes.

E acrescentou: "A prioridade vão ser as eleições europeias. É aí que Santana Lopes quer ter a primeira grande afirmação. Por isso, há-de apresentar-se seguramente como: um partido muito anti-europeu; muito nacionalista; com uma grande dose de populismo; virado para tentar capitalizar descontentamentos, internos e externos".

Segundo uma sondagem da Aximage para o Jornal de Negócios, o novo partido liberal de Pedro Santana Lopes ameaça tirar eleitores ao PSD do qual decidiu desvincular-se, mas também ao CDS e ao Bloco de Esquerda (BE),

Quase um quarto dos inquiridos (24,4%) não afasta, à partida, a hipótese de pôr a cruz do boletim de voto na nova formação política de Santana Lopes, caso fosse às próximas eleições legislativas de 2019.

Ver comentários
Saber mais Marques Mendes PSD Santana Lopes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio