Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo Rebelo de Sousa: "É imperdoável" que o Governo de Passos tenha deixado cair a golden share na PT

Marcelo Rebelo de Sousa considera que "a intervenção de Sócrates [na PT] foi desastrosa, mas a intervenção de Passos Coelho podia ter sido virtuosa", caso o Executivo tivesse mantido a "golden share" na empresa.

Negócios 10 de Novembro de 2014 às 11:01
  • 34
  • ...

"Pedro Passos Coelho tem razão quando diz que José Sócrates colou aquela estratégia, cobriu aquela estratégia, utilizou aquela estratégia [na Portugal Telecom], e portanto, não há duvida que aí há uma responsabilidade óbvia do Governo socialista liderado por Sócrates. Agora, eu acho que isto não justifica a forma ligeira como ele deixou cair a ‘golden share’. O Governo, por uma questão de neoliberalismo puro, deixou cair a ‘golden share’ e não substituiu por um acordo parassocial, foi já no Governo de Passos Coelho que ele deixou cair a ‘golden share’, isso é que é imperdoável, menos grave do que o caso Sócrates, mas é imperdoável", afirmou Marcelo Rebelo Sousa no comentário semanal na TVI. 

 

O responsável sublinha que se a "golden share" tivesse sido mantida "não tinha sido possível a operação Rioforte." "O Governo, quando começou a crise do BES, se houvesse intervenção do Estado, tinha dito: vocês vão pôr dinheiro na Rioforte? Na situação em que está o GES? 900 milhões de euros? O Estado veta", defendeu o responsável.

 

"A intervenção de Sócrates foi desastrosa, mas a intervenção de Passos Coelho podia ter sido virtuosa", sublinhou, acrescentando que "agora está sem instrumentos, por causa do liberalismo."

 

O Governo comprometeu-se com a troika a eliminar as "golden shares" que tinha na PT, EDP e Galp, em 2011.

Ver comentários
Saber mais Pedro Passos Coelho José Sócrates Marcelo Rebelo Sousa PT BES política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio