Notícia
Marcelo: Portugal tem uma "coesão social invejável" à escala mundial
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou hoje que Portugal tem uma "coesão social invejável" à escala mundial, mesmo com números elevados de cidadãos "que não saem" do limiar de pobreza.
Portugal "é um país muito coeso", disse esta manhã Marcelo Rebelo de Sousa, que falava em Lisboa no encerramento da apresentação de um barómetro sobre o desenvolvimento do país e a sustentabilidade do mesmo.
E concretizou: "Temos uma coesão social invejável à escala europeia e por maioria de razão à escala mundial. É uma coesão, como o barómetro mostra, baseada numa proximidade de pequenas comunidades. Mas nós somos pequenos em termos territoriais, somos [é] grandes em termos de afirmação universal".
De todo o modo, o chefe de Estado reconheceu que há milhões de portugueses abaixo ou perto do limiar de pobreza, sendo por isso necessário haver uma permanente atenção ao "equilíbrio" entre as contas públicas estáveis, sem derrapagens, e a situação social dos cidadãos.
Marcelo Rebelo de Sousa, que interveio durante cerca de 25 minutos, elogiou também a "adaptação a novas práticas e exigências" dos cidadãos portugueses, dando também nota positiva à "sensibilidade" dos cidadãos perante causas como a problemática alimentar ou o perigo dos fogos florestais.
O Presidente da República esteve hoje no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, onde fechou a apresentação do "Barómetro Desenvolvimento Sustentável", definido pelos autores como o "primeiro grande inquérito" sobre a sustentabilidade em Portugal.