Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maioria acredita que António Costa sabia do encobrimento do caso Tancos

Persistem dúvidas quanto ao grau de conhecimento, por parte do primeiro-ministro e do Presidente da República, sobre o encobrimento da recuperação das armas roubadas em Tancos. Maioria dos portugueses considera que Costa sabia e quase dois terços acreditam que Marcelo não teve conhecimento.

Miguel Baltazar/Negócios
17 de Novembro de 2018 às 09:00
  • 9
  • ...

António Costa sabia do encobrimento do roubo das armas do paiol de Tancos e Marcelo Rebelo de Sousa desconhecia, é esta a convicção da maioria dos inquiridos pela Aximage num estudo de opinião realizado para o Negócios e o Correio da Manhã.

Questionados sobre se o primeiro-ministro teve, ou não, conhecimento do processo de encobrimento do assalto a Tancos, 52,5% dos entrevistados responderam que "sim", com 38% a responderem que "não" recebeu qualquer informação acerca do assunto.

Já no que toca ao Presidente da República, 65,2% dos inquiridos acreditam que Marcelo não teve qualquer conhecimento da ocultação, enquanto 23,4% acham que sabia.
O caso relacionado com o roubo de armamento de guerra do paiol de Tancos e posterior alegado encobrimento da recuperação desse material bélico continua a suscitar muitas dúvidas – além de demissões como a dos agora antigos ministro da Defesa e Chefe do Estado-Maior do Exército -, uma delas relacionada com o grau de conhecimento dos mais altos cargos de soberania, designadamente António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta polémica danificou a relação entre São Bento e Belém, sendo que o primeiro-ministro chegou mesmo a recomendar menos "ansiedade" ao Presidente a propósito do caso Tancos. Ambos rejeitam ter tido qualquer tipo de conhecimento da ocultação do roubo e posterior achamento do material de guerra. O também líder do PS já disse estar "disponível" para comparecer na comissão de inquérito parlamentar aprovada no Parlamento com o objectivo de clarificar o roubo de armamento da base militar de Tancos.

Direita e comunistas são os que mais desconfiam de Marcelo

A convicção quanto à noção de António Costa acerca deste assunto varia dependendo da inclinação de voto partidário dos inquiridos, mas sem uma divisão clara entre esquerda e direita.

A grande maioria dos entrevistados inclinados a votar CDS (85%), CDU (72,7%) e PSD (71,5%) consideram que Costa sabia, enquanto a maior parte dos eleitores que pensam votar PS (68%) e Bloco de Esquerda (61,3%) julgam que o primeiro-ministro não sabia.

Quanto ao nível de conhecimento do Presidente, os eleitores socialistas são os que mostram acreditar mais na garantia de Marcelo, enquanto comunistas e sociais-democratas os que mais desconfiam.

Dos entrevistados pela Aximage que votariam no PSD se as eleições legislativas fossem agora, 26,3% consideram que Marcelo tomou conhecimento da dissimulação, com 28,2% dos eleitores da CDU (PCP e Verdes) a darem a mesma resposta.

A percentagem de inquiridos do PS (11,7%), BE (18,6%) e CDS (16,4%) que não acredita na palavra do Presidente é menor. Os eleitores socialistas (79%) são mesmo os que revelam maior convicção na garantia dada por Marcelo de que não teve qualquer conhecimento.

Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa António Costa Tancos Aximage Sondagem
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio