Notícia
João Almeida e Fernando Alexandre mantêm pastas na Administração Interna
Está fechada a nova equipa governativa do Ministério da Administração Interna: João Almeida e Fernando Alexandre foram reconduzidos e vão continuar a ser secretários de Estado. A nova ministra é a única cara nova.
Foi verdadeiramente cirúrgica a remodelação operada pelo primeiro-ministro no Ministério da Administração Interna. Os dois secretários de Estado da Administração Interna demissionários, o centrista João Almeida e o independente Fernando Alexandre, vão continuar como governantes na tutela das polícias. A única alteração no elenco governativo é a saída de Miguel Macedo e a entrada da professora catedrática de Direito Anabela Rodrigues.
De acordo com o comunicado divulgado pela Presidência da República ao final da tarde desta terça-feira, Cavaco Silva "aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo primeiro-ministro de recondução dos secretários de Estado do Ministério da Administração Interna". Dessa forma, João Almeida será reconduzido no cargo de secretário de Estado da Administração Interna e Fernando Alexandre no cargo de secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna.
A tomada de posse de toda a equipa, ministra incluída, está marcada para amanhã, quarta-feira, às 12h00, no Palácio de Belém. A nova ministra vai ficar, assim, com a equipa que estava a trabalhar com o seu antecessor, que apresentou a demissão a Passos Coelho no passado domingo, 16 de Novembro.
Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho, entrou para o Governo em Abril de 2013, para substituir Juvenal da Silva Peneda, implicado na negociação de contratos de alto risco enquanto dirigente da Metro do Porto. Por outro lado, João Almeida, que era porta-voz e deputado do CDS, entrou para o Executivo em Dezembro do ano passado para substituir Filipe Lobo d’Ávila, que saiu invocando razões de ordem pessoal.