Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Interesses económicos do Governo publicados na internet

Parlamento terá disponíve alguma informação sobre os membros do Governo. Património fica de fora.

Negócios 26 de Março de 2013 às 08:32
  • ...

O registo de interesses económicos dos membros do Governo passará a estar na internet a partir de Abril, na página electrónica do Parlamento, podendo ser consultado por qualquer cidadão.

 

A noticia é avançada pelo deputado Sérgio Azevedo do PSD ao "Diário Económico", que diz que a situação está apenas dependente de questões informáticas. Quando estiver funcional será possível saber as actividades desempenhadas por cada membro do Governo no passado, as ligações retéritas a escritórios e empresas e as suas carteiras de investimento em sociedades.

 

De fora desta lista de obrigações de reporte ficarão, contudo, interesses como a lista do património detido, como já é obrigatório entregar junto do Tribunal Constitucional.

 

O regime a funcionar para os membros do Governo será semelhante ao dos deputados, que, contudo, tem sido criticado por alguns quadrantes, por alegadamente ser muito insuficiente.

 

Desde logo, não há quem garanta a uniformidade do detalhe da informação prestada na página electrónica. Há quem mencione por exemplo ser advogado, sem nunca mencionar se suspendeu a carteira, se está activo, quanto ganha e qual a sociedade para a qual trabalha.

 

Do mesmo modo, encontram-se deputados com menções vagas a consultorias prestadas a grupos económicos, sem que se refira qual a frequência da relação de prestação de serviços ou a área específica da consultoria.

 

O presidente da Comissão de Ética na Assembleia da República, Mendes Bota, tem vindo a defender um reforço das incompatibilidades entre o exercício do cargo de deputado e o de outras funções no sector público e privado, tal como aconteceu numa entrevista ao Negócios no final do ano passado, mas em vão.

Ver comentários
Saber mais Política transparência registo de interesses Assembleia da República
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio