Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galamba escolhe João Bernardo para novo director-geral de Energia

O secretário de Estado da Energia decidiu afastar Mário Guedes do cargo de responsável máximo da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG). Vai ser substituído por João Bernardo.

Vitor Mota
20 de Novembro de 2018 às 17:12
  • ...

João Galamba, secretário de Estado do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, decidiu afastar o director-geral de Energia, avançou o Público.

Fonte oficial da Direcção-geral de Energia e Geologia (DGEG) confirmou ao Negócios a saída de Mário Guedes, adiantando que este será substituído por João Bernardo, que exerceu o cargo de director de Serviços de Sustentabilidade Energética na DGEG até Março passado.

O Governo emitiu entretanto um comunicado no qual acrescenta que Maria José Silva Reis Espírito Santo, também pertencente ao mapa de pessoal da Direcção-Geral de Energia e Geologia, foi designada subdiretora-geral. Estas alterações, de acordo com a mesma fonte, enquadram-se numa "reestruturação" desta direcção-geral.

Segundo a Sábado, João Bernardo tinha sido afastado em Março do cargo de director de Serviços de Sustentabilidade Energética, depois de criticar o então director-geral Mário Guedes sobre um diploma relativo ao sector dos biocombustíveis. Uma crítica que lhe valeu o afastamento e um despacho de exoneração particularmente duro.

João Bernardo na DGEG desde 1991
João Bernardo já serve a direcção-geral que agora lidera desde 1991. Segundo informações que podem ser consultadas em Diário da República, começou como técnico superior na Direcção de Serviços de Utilização Racional de Energia e passou pelo cargo de assessor  e chefe de divisão de diferentes áreas até, em 2004, ter sido nomeado director de Serviços de Recursos Endógenos e Eficiência Energética. A partir de então, manteve a posição de director, assumindo a pasta das Renováveis e da Sustentabilidade, até ter sido exonerado em Março por Mário Guedes. 

Mário Guedes era o líder máximo da DGEG desde Abril de 2017, tendo sido nomeado pelo anterior secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. Mário Guedes cumpriu assim uma pequena parte do mandato de cinco anos, já que esteve vários meses em regime de substituição e foi formalmente designado em Julho.

A entrada de Mário Guedes na DGEG aconteceu depois da exoneração de Carlos de Almeida no ano passado.

(notícia actualizada pela última vez às 18:12 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Direcção-geral de Energia e Geologia João Galamba secretário de Estado do Ministério do Ambiente Mário Guedes Transição Energética secretário de Estado da Energia Jorge Seguro Sanches João Bernardo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio