Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Futuro do Governo italiano deverá ser conhecido esta quarta-feira

O vídeo-mensagem gravado por Berlusconi, há algumas semanas, será divulgado esta quarta-feira. O conteúdo da mensagem do ex-primeiro-ministro poderá determinar a manutenção ou a queda da coligação que Governa Itália.

Max Rossi/Reuters
17 de Setembro de 2013 às 15:52
  • ...

A “Reuters” avança, com base em depoimentos de elementos do PdL, partido de Silvio Berlusconi, que o antigo primeiro-ministro irá divulgar amanhã, quarta-feira, um vídeo aguardado com expectativa há já vários dias.

 

O vídeo será emitido quarta-feira por forma a não concorrer directamente com os vários directos, que esta terça-feira acompanham o processo de endireitamento do navio Costa Concordia. Neste momento há várias possibilidades. A “Reuters” avança que Berlusconi se poderá demitir do cargo de Senador antes de o Senado decidir sobre a sua eventual expulsão. Esta seria uma forma de garantir poder de decisão ao antigo primeiro-ministro, ao mesmo tempo que poderia significar uma cedência às “pombas” do PdL, que defendem a estabilidade governativa no actual cenário de graves dificuldades financeiras.

 

Depois da condenação a quatro anos de prisão no processo de fuga ao fisco denominado “Mediaset”, a coligação do governo liderado por Enrico Letta, primeiro-ministro, vive dias de tensão. Desde as ameaças de implosão do Governo, caso o Imposto sobre a Habitação (Imu) não fosse extinto, às constantes ameaças de derrube do Executivo, por parte de vários elementos do PdL, como forma de pressionar a votação do Senado sobre a eventual expulsão do “Cavaliere”, passando pelos resultados económicos abaixo das perspectivas, a política italiana vive momentos delicados.

 

O próprio grupo económico de Berlusconi, a Fininvest, vive dias difíceis. A imprensa italiana noticia esta terça-feira que o Supremo Tribunal italiano rejeitou o recurso da Fininvest, contra o grupo de media Cir, ficando condenada ao pagamento de 564 milhões de euros, ao grupo liderado por Carlo de Benedetti, pelo caso Mondadori. 

Ver comentários
Saber mais Silvio Berlusconi Itália Enrico Letta
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio