Notícia
Futuro do Governo italiano deverá ser conhecido esta quarta-feira
O vídeo-mensagem gravado por Berlusconi, há algumas semanas, será divulgado esta quarta-feira. O conteúdo da mensagem do ex-primeiro-ministro poderá determinar a manutenção ou a queda da coligação que Governa Itália.
A “Reuters” avança, com base em depoimentos de elementos do PdL, partido de Silvio Berlusconi, que o antigo primeiro-ministro irá divulgar amanhã, quarta-feira, um vídeo aguardado com expectativa há já vários dias.
O vídeo será emitido quarta-feira por forma a não concorrer directamente com os vários directos, que esta terça-feira acompanham o processo de endireitamento do navio Costa Concordia. Neste momento há várias possibilidades. A “Reuters” avança que Berlusconi se poderá demitir do cargo de Senador antes de o Senado decidir sobre a sua eventual expulsão. Esta seria uma forma de garantir poder de decisão ao antigo primeiro-ministro, ao mesmo tempo que poderia significar uma cedência às “pombas” do PdL, que defendem a estabilidade governativa no actual cenário de graves dificuldades financeiras.
Depois da condenação a quatro anos de prisão no processo de fuga ao fisco denominado “Mediaset”, a coligação do governo liderado por Enrico Letta, primeiro-ministro, vive dias de tensão. Desde as ameaças de implosão do Governo, caso o Imposto sobre a Habitação (Imu) não fosse extinto, às constantes ameaças de derrube do Executivo, por parte de vários elementos do PdL, como forma de pressionar a votação do Senado sobre a eventual expulsão do “Cavaliere”, passando pelos resultados económicos abaixo das perspectivas, a política italiana vive momentos delicados.
O próprio grupo económico de Berlusconi, a Fininvest, vive dias difíceis. A imprensa italiana noticia esta terça-feira que o Supremo Tribunal italiano rejeitou o recurso da Fininvest, contra o grupo de media Cir, ficando condenada ao pagamento de 564 milhões de euros, ao grupo liderado por Carlo de Benedetti, pelo caso Mondadori.