Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurosondagem: PS continua a ganhar vantagem sobre PSD e CDS juntos

A sondagem da Eurosondagem mostra que os socialistas continuam a aumentar a vantagem sobre social-democratas e centristas que, somados, estão agora ainda mais distantes do PS. Além do PS, só o CDS e o PAN sobem face a Novembro.

Miguel Baltazar
16 de Dezembro de 2016 às 12:54
  • 29
  • ...

O PS mantém a toada de crescimento ao mesmo tempo que conquista terreno para PSD e CDS que mesmo juntos aparecem cada vez mais longe dos socialistas. A sondagem da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, divulgada esta sexta-feira, 16 de Dezembro, atribui 38% das intenções de voto ao PS, que sobe um ponto percentual relativamente ao estudo de opinião realizado no mês passado.

 

Em sentido contrário, o PSD recua 0,4 pontos percentuais em relação a Novembro para 30% das intenções de voto. Já o CDS ganha ténues 0,2 pontos para 6,8%. Além de ter aumentado a vantagem para PSD e CDS somados, o PS também conseguiu distanciar-se ainda mais do PSD.

 

Também em queda surgem as forças que suportam o actual Governo socialista no Parlamento. O Bloco de Esquerda cai 0,6 pontos percentuais para 9,1% e a CDU cede meio ponto percentual para 7,7%, o que significa que os socialistas estão também mais próximos da maioria absoluta, o que em teoria poderá levar os socialistas a não renovarem os acordos com a esquerda parlamentar para assegurar a maioria absoluta.  

 

Por fim, o PAN sobe meio ponto para 1,6% das intenções de voto.

 

Passos e Jerónimo registam maiores quedas de popularidade

 

Além de confirmar Marcelo Rebelo de Sousa como o líder político mais popular do panorama nacional, o estudo de opinião da Eurosondagem mostra ainda que Passos Coelho é o líder em maior perda de aceitação junto do eleitorado.

 

Com uma queda de 2,2 pontos para uma avaliação global que, ainda assim, é positiva (+14,6 pontos), o presidente do PSD surge desgastado num momento em que são falados com crescente frequência nomes de potenciais sucessores de Passos na liderança dos "laranjas". Ainda na semana passada, uma sondagem da Aximage colocava o ex-autarca portuense Rui Rio no topo das preferências, tantos dos portugueses como dos eleitores social-democratas.

 

Apesar de uma ligeira queda, o Presidente da República mantém-se no topo dos líderes com o melhor nível de aprovação (+56,8 pontos), seguido pelo primeiro-ministro e secretário-geral socialista, António Costa, cuja popularidade cresceu mais de um ponto para 31,9 pontos.

 

Nota ainda para a troca de posições entre Jerónimo de Sousa e Assunção Cristas, com a presidente do CDS a ultrapassar o recentemente reeleito secretário-geral comunista para garantir a quarta posição do ranking de popularidade. Jerónimo de Sousa caiu 1,9 pontos para 10,3 pontos e Cristas caiu apenas 0,9 pontos para uma avaliação global de 10,4 pontos.


Quem continua a ocupar a última posição é Catarina Martins que pese embora a queda de praticamente 2 pontos não impeça a coordenadora do Bloco de manter uma avaliação positiva de 8,8 pontos.

Ver comentários
Saber mais PS PSD CDS Bloco de Esquerda CDU Eurosondagem Marcelo Rebelo de Sousa Passos Coelho António Costa Rui Rio Jerónimo de Sousa Assunção Cristas Presidente da República Catarina Martins
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio