Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS perto da maioria absoluta na sondagem da Católica

Se as eleições fossem hoje, os socialistas poderiam dispensar os restantes países de esquerda para formar governo. Consegue 43% das intenções de votos, mais 9 pontos do que há um ano.

1º António Costa, 2456 notícias - O primeiro-ministro foi o nome mais citado nas notícias que o Negócios publicou este ano. António Costa não surge em primeiro lugar apenas nos dois últimos meses do ano. A média diária é de mais de 6 notícias por dia.
Miguel Baltazar
Negócios 25 de Novembro de 2016 às 08:06
  • 110
  • ...

O Partido Socialista obtém 43% das intenções de voto numa sondagem efectuada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, RTP e Antena1.

 

Este resultado, que traduz uma subida de 9 pontos percentuais no espaço de um ano, coloca o partido de António Costa muito perto da maioria absoluta, o que dispensaria a reedição de geringonça para os socialistas formarem governo. Pouco depois de Costa ter tomado posse como primeiro-ministro o PS surgia com 34% das intenções de voto na sondagem da Católica.

 

Se o PS está em alta, as intenções de voto no PSD estão quase em mínimos. O partido de Passos Coelho recolhe 30%, quando há um ano, em conjunto com o CDS, obteve 41%. Os social-democratas atingiram as intenções de voto mais baixas em 2009 com Ferreira Leite (29,11%) e com Santana Lopes em 2005 (28,7%).

 

Quanto aos crestantes partidos, o CDS surge com 6%, pelo que uma reedição da PaF chegaria aos 36%. Apesar de manter o estatuto de terceiro partido, o Bloco de Esquerda desce três pontos para 8% , enquanto o PCP baixa um ponto para 6%. O PAN mantém-se com 2%.

 

No que respeita aos líderes políticos portugueses, a sondagem revela um Presidente da República a recolher uma quase unânime opinião favorável, António Costa com o maior ganho de popularidade e Passos Coelho como único líder em perda, refere a RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa ocupa a primeira posição na avaliação dos portugueses, recolhendo 97% de notas positivas. António Costa consegue a evolução mais positiva entre todos os líderes partidários: 81% de avaliações positivas agora, contra 47% em Dezembro de 2015. Passos Coelho foi o único líder em queda: recolhe 55% de apreciações positivas, contra os 56% anteriores.

Ver comentários
Saber mais Partido Socialista Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP António Costa Passos Coelho Ferreira Leite Santana Lopes Bloco de Esquerda PCP PS PSD CDS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio