Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa sinaliza apoio a Rui Moreira no Porto

António Costa admite não apresentar candidato próprio à câmara do Porto, mas quer militantes socialistas nas listas independentes que o PS venha a apoiar.

Bruno Simão
  • ...

As eleições regionais dos Açores (ainda em 2016) e as autárquicas do próximo ano não passaram ao lado do discurso de encerramento do XXI Congresso Nacional do PS feito por António Costa, primeiro-ministro e líder do partido.

Sobre os Açores Costa reiterou o apoio e confiança em Duarte Cordeiro, presidente daquele Governo regional. E sobre as autárquicas de 2017 o primeiro-ministro afiançou que o PS se apresentará nas autárquicas "com o nosso próprio emblema e de acordo com as nossas próprias cores". O mesmo é dizer que o fará com candidatos próprios e sem pactos de não agressão com PCP e Bloco de Esquerda. 

Abriu ainda assim excepções. Manter a aposta em coligações que fazem sentido e que correm bem, dando o exemplo da câmara do Funchal, onde o socialista Paulo Cafofo lidera uma coligação multipartidária. Outra excepção foi admissão da possibilidade de o PS apoiar uma candidatura independente que esteja a governar bem uma determinada cidade.

"O maior disparate que poderíamos fazer era em nome do emblema da mãozinha sacrificar" a boa governação de uma determinada autarquia. Mesmo não dizendo o nome, todos ouviram nestas palavras um sinal de apoio ao presidente independente da câmara do Porto, Rui Moreira. 

No entanto, António Costa deixou um recado. O PS pode e deve apoiar candidatura independentes sempre que estas façam sentido, mas não descurando a integração dos seus militantes nessas listas. "Acho natural que o PS não deixe de integrar militantes seus em movimentos independentes onde a governação corre bem".

Em matéria autárquica Costa falou também sobre o quadro legal que defende para o poder local. O primeiro-ministro disse que "é altura" de haver eleição directa das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e de, a partir das próximas eleições autárquicas, os presidentes das Comissões e Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) passarem a ser eleitos pelos autarcas da região.

Para que isso seja possível é "desejável" que a alteração do quadro legislativo seja feita até ao final deste ano, de um modo consensual, "de preferência por unanimidade".

Ver comentários
Saber mais António Costa XXI Congresso Nacional do PS Açores Autárquicas Porto Rui Moreira CCDR Duarte Cordeiro Paulo Cafofo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio