Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bloco de Esquerda pergunta se Governo conhece prática de ex-espiões citada no DN

O deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza questionou o Governo sobre se confirma o artigo publicado esta quinta-feira pelo Diário de Notícias, segundo o qual há antigos espiões a venderem segredos a políticos e empresários.

Sara Matos/Negócios
01 de Setembro de 2016 às 22:43
  • 2
  • ...

"O Diário de Notícias (DN) publicou hoje uma peça jornalística cujo conteúdo, pela sua gravidade, está a criar enorme alarme social", argumentou esta quinta-feira, 1 de Setembro, o deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza.

 

"Segundo aquele jornal, ex-quadros do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) - na notícia é identificado Rúben Ribeiro - e do Serviço de Informações de Segurança (SIS), desempenham actualmente funções na empresa Intellcorp, uma empresa recentemente criada que se dedica à venda de serviços de intelligence - uma espécie de 'secretas privadas'", sublinhou

 

"A situação hoje dada a conhecer pelo Diário de Notícias, a confirmar-se, é, pois, de enorme gravidade pela promiscuidade que a actuação destes 'ex-espiões', em empresas com estes fins, configura, havendo legítimas razões para o país temer que os mais diversos segredos, informações, contactos ou fontes obtidos por aqueles ex-funcionários, no exercício das suas funções nos Serviços de Informações da República Portuguesa, possam ser instrumentalizados para os mais variados interesses políticos, partidários ou empresariais", acrescenta o Bloco.

 

Usando a possibilidade prevista no regimento da Assembleia da República de colocar perguntas ao Governo, o grupo parlamentar do Bloco questiona o Executivo sobre este tema, com as seguintes perguntas: "Tem o Governo conhecimento da situação atrás relatada? Pode confirmá-la? Não considera o Governo que o desempenho das funções atrás enunciadas na empresa Intellcorp por parte dos "ex-espiões" do SIED e do SIS configura um caso flagrante de manifesta incompatibilidade com as finalidades ou o funcionamento do Sistema de Informações da República Portuguesa ou com a segurança e interesses nacionais? Em caso afirmativo, que medidas vai accionar o Governo para garantir o cumprimento da lei em matéria de 'período de nojo'?". 

Ver comentários
Saber mais deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza Serviço de Informações Estratégicas de Defesa SIED Rúben Ribeiro Serviço de Informações de Segurança SIS Intellcorp Assembleia da República Governo política segurança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio