Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Suíça pode ter nova ligação ao euro

O banco nacional da Suíça pode ter estabelecido uma nova ligação informal do franco ao euro, noticia o jornal suíço Schweiz am Sonntag, citado pela Reuters.


As taxas de juro oficiais dos bancos centrais da Suíça, Dinamarca, Suécia e Japão são actualmente negativas, situando-se em -0 .75%, -0.65%, -0.50% e -0.10%, respectivamente. A Zona Euro tem uma taxa de depósito negativa, mas a taxa de refinanciamento principal é de 0%. Já que o alegado “limiar zero” foi quebrado, esperamos que os estrategas políticos voltem a recorrer a taxas negativas no futuro. No entanto, estas constituem uma “ferramenta de emergência”, devido aos problemas que criam à banca, como o Banco Central Europeu (BCE) constatou com sua taxa de juro de -0,4% sobre o excesso de reservas.
Reuters
Negócios 02 de Fevereiro de 2015 às 18:41
  • 6
  • ...

O jornal suíço Schweiz am Sonntag noticiou este domingo, 1 de Fevereiro, que o banco central da Suíça terá estabelecido um objectivo informal de ligação do franco suíço ao euro. Após terminar a indexação das moedas, dia 15 de Janeiro, o banco central está agora a procurar fixar o câmbio entre os 1,05 e 1,10 francos por euro, avança o jornal, citando fontes próximas do banco. 

 

Em vez de um tecto, o modelo noticiado pelo jornal Schweiz am Sonntag estabelece um intervalo para o câmbio ideal do euro, tal como acontece actualmente na Dinamarca, que está sob pressão para manter a ligação da coroa dinamarquesa ao euro. O banco central recusou comentar a notícia, relata a Reuters. 

 

Anteriormente, o banco tinha fixado um câmbio mínimo de 1,20 euros, definido em 2011, para combater a ameaça de deflação. Agora, analistas ouvidos pela CNBC, como Sebastien Galy, estratega sénior de câmbio na Société Générale, acreditam que o banco central pode ter subestimado a pressão deflacionista e pode estar a tentar desvalorizar o franco.

 

Após o anúncio do fim da ligação das moedas, o franco disparou mais de 29%. Valentijn Van Nieuwenhuijzen, chefe de estratégia no ING Investment Management, disse à CNBC que esta ligação informal poderia trazer a estabilidade necessária ao franco suíço, que tem sofrido grande volatilidade no último mês, mas tem dúvidas de que o banco central esteja de facto a executar esta medida.

 

A revelação de novos dados, esta segunda-feira, indicando uma subida dos depósitos no Banco Nacional Suíço na última semana de Janeiro, aumentou a especulação de que o banco central está a intervir, relata a Reuters. Estes depósitos podem ser utilizados pelo banco para intervir na moeda.

 

"Os dados dos depósitos sugerem que o Banco Nacional Suíço está a actuar no mercado", disse à Reuters Manuel Oliveri, estratega de câmbio no Credit Agricole. "O SNB está a tentar suavizar a volatilidade" que está a afastar os investidores, afirmou Oliveri.

 

A notícia fez cair o franco suíço: o euro está actualmente a valorizar 1,21%, com um câmbio de 1,05173 francos.

Ver comentários
Saber mais Suíça Dinamarca Banco Nacional Suíço mercado e câmbios franco suíço euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio