Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Franco suíço dá prejuízo de 31,6 mil milhões ao banco central

Após o fim da ligação ao euro em Janeiro, o franco suíço disparou no mercado. Uma evolução que, tendo em conta as elevadas reservas que o banco central do país tinha em euros, culminou em fortes prejuízos no primeiro trimestre.

16º Suíça
30 de Abril de 2015 às 17:21
  • ...

O Banco Nacional da Suíça registou um prejuízo de 30,032 mil milhões de francos suíços no primeiro trimestre de 2015. Este foi mesmo o pior trimestre de sempre. Cerca de 31,6 mil milhões de euros, que o banco central justifica com a forte valorização da moeda local no primeiro trimestre, após o fim da sua ligação ao euro.

 

Foram precisamente 30.032,2 milhões de francos suíços em prejuízos, segundo os resultados divulgados pelo Banco Nacional da Suíça esta quinta-feira, 30 de Abril. Para estes prejuízos contribuíram as fortes perdas registadas com as posições em moedas estrangeiras, maioritariamente euros. Só aqui, a instituição monetária perdeu 29,9 mil milhões de francos suíços.

 

A deteriorar as contas do trimestre estiveram ainda os prejuízos assumidos com o ouro detido pelo banco central. Contribuíram negativamente em 1,017 mil milhões de francos. É que apesar de a matéria-prima apenas ter desvalorizado 0,07% no trimestre, a instituição tem uma exposição que ascende a 38,6 mil milhões de francos.

 

Mas o facto de o ouro estar cotado em dólares amenizou as respectivas perdas, pois o franco recuou face à moeda norte-americana. Por outro lado, os prejuízos totais foram parcialmente aliviados com os ganhos através da exposição à moeda local: 328 milhões de francos.

 

O 15 de Janeiro

O Banco Nacional da Suíça anunciou o fim da ligação que impunha entre o franco e o euro a 15 de Janeiro deste ano. Antes desta decisão, o banco central comprava euros no mercado, de modo a controlar a valorização do franco suíço, que prejudicava a sua economia, fortemente vocacionada para a exportação.

 

Logo após o fim do conhecido "cap", a moeda helvética disparou. Só a 15 de Janeiro, o franco valorizou 20,93% face ao euro. Tocou num máximo de 1,0142 euros, valor que amenizou. Contudo, a moeda fechou o trimestre muito forte, acumulando um ganho de 15,1%.

Ver comentários
Saber mais Banco Nacional da Suíça franco suíço mercado e câmbios mercados economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio