Notícia
Lagarde: "Não acredito que regressemos ao período de baixa inflação"
No painel de governadores que discursa nesta quarta-feira à tarde no Fórum do BCE, Christine Lagarde admitiu que não espera o regresso a um período de baixa inflação.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu netsa quarta-feira que não espera um regresso a uma época de inflação baixa, como a vivida nos últimos anos.
"Não acredito que regressemos a esse período de baixa inflação", admitiu Lagarde, quando questionada sobre se a inflação elevada verificada hoje em dia implica uma mudança drástica de paradigma.
A banqueira central falava durante o painel de governadores no âmbito do Fórum do BCE que termina esta quarta-feira em Sintra.
Lagarde apontou também que as "expectativas de inflação são altas", e lembrou que "o desemprego está num mínimo histórico".
Confrontada com as críticas de que o BCE pode ter subestimado a inflação que muitas vezes classificou como temporária, Christine Lagarde reconheceu ainda que "que os modelos económicos têm "deficiências particularmente em cenários de mudança".
No entanto salientou o facto de o desemprego estar em mínimos na Zona Euro e salientou que "a recuperação está em curso".
Lagarde reafirmou ainda a necessidade de o mercado "entender o que estamos a fazer" e frisou que "[o que fazemos] não é apenas uma ciência. Há também um elemento artístico".
Também o governador do Banco de Inglaterra (BoE) admitiu em linha com Lagarde que a inflação se tem apresentado como persistente e admitiu que para o BoE "todas as opões estão em cima da mesa".
(Notícia em atualização)