Notícia
CMVM tem sete assessores equiparados a dirigentes
Entidade presidida por Luís Laginha de Sousa tem sete consultores da administração, aos quais chama de assessores. São altos quadros com características e carreira específica, nomeados pelo conselho de administração, a quem reportam diretamente.
Além do Banco de Portugal (BdP), também a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) tem atualmente sete consultores da administração, revela esta quarta-feira o Expresso. Embora os chame assessores, esses funcionários prestam apoio ao conselho de administração da autoridade do mercado de capitais e o seu cargo é "equiparado ao de dirigente".
Para esses cargos, a entidade presidida por Luís Laginha de Sousa explica que são nomeados altos quadros com características e carreira específica, tal como no BdP. São nomeados pelo conselho de administração, "a quem reportam diretamente, de entre os seus trabalhadores que reúnam condições de liderança, de prestação técnica de elevada especialização, de elevada autonomia e responsabilidade, bem como capacidade de gestão".
Em causa estão antigos diretores ou antigos quadros que regressaram à CMVM após terem estado fora. Mas nenhum foi antigo administrador da autoridade do mercado de capitais, garante a entidade. A CMVM não responde, no entanto, às questões do Expresso sobre as reumerações particadas. No BdP, os salários tendem a ser mais elevados e variam consoante a carreira.