Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central saudita injecta mais de 4,5 mil milhões de euros na banca

O banco central da Arábia Saudita intensificou os esforços para apoiar o sistema financeiro do país. A autoridade monetária concedeu cerca de 4,7 mil milhões de euros aos bancos sauditas.

Foi um dos segredos divulgados esta semana. Os EUA, ao abrigo da Lei de Liberdade de Informação, revelaram o montante investido pela Arábia Saudita em obrigações do Tesouro dos EUA. Riade tinha 116,8 mil milhões de dólares aplicados no final de Março, mais 14 mil milhões que no mesmo mês de 2015. Apesar de estar entre os maiores credores, o valor ficou abaixo do que muitos estimavam.
26 de Setembro de 2016 às 10:27
  • ...

O banco central da Arábia Saudita tomou a decisão de intensificar o apoio ao sistema financeiro do país, numa altura em que a maior economia do mundo árabe enfrenta algumas dificuldades devido à quebra dos preços do petróleo.

O reino saudita é um dos maiores produtores mundiais da matéria-prima e com a quebra dos preços do petróleo – no final do primeiro semestre de 2014 a cotação estava acima dos 100 dólares por barril e actualmente transacciona abaixo dos 50 dólares – o orçamento e a economia sentiram os efeitos dessa diminuição de rendimentos.

A Agência Monetária da Arábia Saudita, como é conhecida a autoridade monetária, concedeu aos bancos cerca de 20 mil milhões de riyals, mais de 4,7 mil milhões de euros no câmbio actual, segundo a Bloomberg. Este montante foi concedido em depósitos com prazo fixo. Além disso, o banco central introduziu acordos de recompra a sete e a 28 dias no âmbito da sua "política monetária de apoio". Não foram dados mais detalhes, de acordo com a mesma fonte.


Esta iniciativa do banco central tem lugar numa altura em que o reino saudita prepara a sua primeira venda de obrigações a nível internacional.


O analista Murad Ansari, do banco de investimento EFG-Hermes, disse à Bloomberg que a atribuição deste financiamento ao sistema bancário é "o próximo passo na continuação da história que temos vindo a ouvir desde o início do ano sobre o aperto de liquidez entre os bancos sauditas e o seguimento da primeira injecção dada aos bancos no início do ano". Até porque "a situação de liquidez continua a ser desafiante". "Contudo, [esta operação]mostra que o banco central vai continuar a apoiar os banco sauditas", acrescentou.

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Arábia Saudita Agência Monetária da Arábia Saudita Murad Ansari banco central da Arábia Saudita sistema financeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio