Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump considera que ONU é "um clube" para "passar um bom bocado"

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a ONU, considerando-a "um clube" para as pessoas "passarem um bom bocado".

Reuters
27 de Dezembro de 2016 às 00:11
  • ...

Donald Trump, que no próximo dia 20 de Janeiro assume as funções de presidente dos EUA, escreveu nas suas contas das redes sociais Facebook e Twitter que a ONU tem "um potencial enorme ", mas que se tornou "apenas um clube para as pessoas se juntarem, conversarem e passarem um bom bocado". "Tão triste!", acrescentou o republicano.

 



Na passada sexta-feira, 23 de Dezembro, Trump tinha já referido que, "em relação à ONU, as coisas vão ser diferentes depois de 20 de Janeiro", aludindo à data em que toma posse como novo residente da Casa Branca.

 

Esta posição foi tomada dias depois de as Nações Unidas terem criticado os colonatos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém-Leste.

 

A decisão da Administração Obama de se abster na votação sobre os colonatos foi contra a posição de Trump, que quer que os Estados Unidos usem o direito de veto para poderem normalizar as tensas relações com a actual liderança de Israel.

 

No ano passado, Trump tinha afirmado que pretendia ser "muito neutral" nas questões israelo-palestinianas, mas a sua posição tornou-se mais pró-israelita ao longo da campanha presidencial, nomeadamente com críticas aos palestinianos, aos quais se referiu como tendo sido "tomados" ou "complacentes" com os grupos armados. 

A vitória de Donald Trump nas eleições de 8 de Novembro e as primeiras indicações do que poderá ser a sua política económica levaram os consumidores norte-americanos ao nível de optimismo mais elevado desde Janeiro de 2004.


Os números, divulgados a 23 de Dezembro pela Universidade do Michigan, apontam para que o índice de sentimento do consumidor tenha atingido 98,2 este mês, acima dos 98 esperados pelos analistas inquiridos pela Bloomberg.

Ver comentários
Saber mais Donald Trump EUA ONU Nações Unidas Administração Obama
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio