Notícia
Obama acredita que teria vencido Trump. "Nem pensar", diz presidente eleito
O ainda presidente dos EUA afirmou que se tivesse sido ele a concorrer contra Donald Trump teria vencido o multimilionário. Trump respondeu no Twitter e garantiu que "nem pensar".
O presidente norte-americano ainda em funções, Barack Obama, afirmou, numa entrevista divulgada na passada segunda-feira, 26 de Dezembro, que "se eu me pudesse ter candidatado outra vez" poderia ter derrotado Donald Trump, que acabou por ser eleito vencendo a candidata democrata, Hillary Clinton.
Obama fez assim aquela que terá sido a crítica mais directa à candidatura da sua ex-secretária de Estado, acusando a mesma de ter sido demasiado cautelosa e "jogado à defesa". "Se pensares que estás a vencer, então terás uma tendência para, como no desporto, jogar à defesa", disse Obama na entrevista concedida ao analista da CNN e seu antigo conselheiro, David Axelrod.
Obama disse ainda que Hillary Clinton, "compreensivelmente", olhou para o seu adversário e para o tipo de afirmações que fazia e acabou por "se focar nisso mesmo". "Se em me tivesse recandidatado (…) acho que conseguiria mobilizar a maioria do eleitorado americano", afirmou Obama para quem o problema não esteve na ideia propalada de que o Partido Democrata deixou desamparados os brancos da classe trabalhadora. Para Obama o problema residiu essencialmente na incapacidade de "comunicação".
Quem não demorou a responder foi o próprio presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que na sua habitual senda de afirmações feitas no Twitter garantiu que a convicção de Obama de que se pudesse recandidatar-se teria vencido está completamente fora da realidade: "Nem pensar! – empregos a desaparecer, ISIS, Obamacare, etc", disse Trump elencando políticas do ainda presidente que o multimilionário nova-iorquino considera terem sido completamente falhadas.
President Obama said that he thinks he would have won against me. He should say that but I say NO WAY! - jobs leaving, ISIS, OCare, etc.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 26 de dezembro de 2016
Em declarações ao Washington Post, David Axelrod sustentou que a perspectiva de Obama é de alguém que acredita que "a sua visão progressista e a visão que ele liderou é ainda maioritária no país", pelo que o ainda presidente "prefere demonstrar esperança no futuro". Ainda assim, Obama não deixou de elogiar Clinton considerando que a antiga responsável pela diplomacia americana no seu primeiro mandato tem sido alvo de críticas injustas.