Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Snowden com asilo temporário de um ano na Rússia já tem propostas de trabalho

O antigo consultor da CIA conseguiu sair da zona de trânsito do aeroporto de Moscovo onde se encontrava desde o dia 23 de Junho. O advogado de Snowden diz que este tem o estatuto de refugiado na Federação Russa e “poderá viver onde quiser” neste país.

Bloomberg
01 de Agosto de 2013 às 18:45
  • 2
  • ...

A informação inicialmente divulgada pela organização WikiLeaks, numa mensagem via Twitter, garantia que "Edward Snowden recebeu asilo temporário na Rússia por um ano e saiu do aeroporto de Moscovo sob os cuidados de Sarah Harrison, da WikiLeaks”, foi depois confirmada pelo representante legal de Snowden, Anatoly Kucherena, que além da confirmar o estatuto de refugiado concedido ao seu cliente, acrescentou que “ele é o homem mais procurado na Terra” pelo que “não poderei dizer para onde ele irá”. Aquela organização divulgou, entretanto, também no Twitter: “Queremos agradecer ao povo russo e a todos os que ajudaram a proteger o sr. Snowden. Ganhámos uma batalha – agora vamos à guerra."

 

O antigo consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (CIA) não precisou muito tempo para reagir às novas agora conhecidas, também através de um comunicado da WikiLeaks: "Durante as últimas oito semanas a administração Obama não mostrou nenhum respeito pelas leis internacionais e nacionais, mas no fim de contas a justiça venceu. Agradeço à Rússia ter-me concedido asilo em observância com as suas leis e obrigações internacionais”.

 

Snowden conseguiu concretizar esta saída do aeroporto de Sheremetyevoo, em Moscovo, sem ser notado, nem mesmo pelos jornalistas que se encontravam acampados junto das instalações aeroportuárias desde que este limbo político-diplomático começou. O antigo colaborador da CIA tornou-se mais um embaraço nas relações bilaterais, sempre instáveis, entre os EUA e a Rússia, recentemente prejudicadas pela guerra civil na Síria.

 

Em reacção a esta concessão de asilo temporário, segundo a Reuters, um alto representante do Kremlin veio lembrar que o Presidente Putin “já expressou por diversas vezes a esperança de que este caso [Snowden] não afecte o carácter das relações entre os dois países”. Este oficial referiu ainda não acreditar num eventual cancelamento da visita à Rússia, do Presidente Americano, Barack Obama, agendada para Setembro.

 

Este caso não irá, certamente, terminar aqui. Enquanto decorre este ano de asilo temporário, que termina a 31 de Julho de 2014, a Rússia terá de decidir se concede estatuto de refugiado permanente ao antigo consultor da CIA. Ainda esta quarta-feira, o jornal The Guardian publicou novas informações relacionadas com os serviços de inteligência norte-americanos. Recordamos que Putin já havia feito uma exigência a Snowden: “Para ele ficar aqui (…) tem de parar o seu trabalho que passa por minar os nossos parceiros americanos, por mais estranho que isto possa parecer vindo da minha parte.” O advogado de Snowden já veio esclarecer que tais informações foram fornecidas antes desta declaração de Putin.

 

Ainda durante a tarde desta quinta-feira, o fundador da  VKontakte, equivalente ao Facebook e segunda maior rede social na Europa, o russo Pavel Durov ofereceu emprego a Snowden, através da sua página oficial na VKontakte, referindo-se a este como “o homem que revelou os crimes dos serviços de segurança norte-americanos contra os cidadãos do mundo", rematando no final: "Penso que Edward teria interesse em trabalhar na segurança dos dados pessoais dos nossos milhões de utilizadores.”

Ver comentários
Saber mais Snowden Rússia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio