Notícia
Reino Unido reabre embaixada no Irão este domingo
Depois de quase quatro anos de portas fechadas, a embaixada britânica no Irão será reaberta este fim-de-semana. A cerimónia contará com a presenta de Philip Hammond, secretário de Estado dos Assuntos Estrangeiros do Reino Unido.
O Reino Unido vai reabrir a sua embaixada em Teerão este Domingo, quase quatro anos depois de um conjunto de manifestantes ter invadido o local e destruído vários bens em protesto contra as sanções impostas por Londres, escreve a Reuters esta quinta-feira, 20 de Agosto. A decisão surge após o acordo nuclear entre os Irão e os EUA, China, Alemanha, França e Reino Unido.
O secretário de Estado para os Assuntos Estrangeiros britânico, Philip Hammond, estará presente na cerimónia de reabertura da embaixada e tem em agenda vários encontros com autoridades políticas do país.
"O secretário dos assuntos estrangeiros vai viajar para Irão para reabrir a embaixada", disse à Reuters um diplomata britânico esta quinta-feira, acrescentando que este levará consigo alguns empresários, entre eles representantes da petrolífera Shell.
O secretário de Estado britânico vai encontrar-se com o presidente iraniano Hassan Rouhani, com o conselheiro do líder Ayatollah Ali Khamenei, Ali Akbar Velayat, e com o ministro dos Assuntos Estrangeiros, Javad Zarif.
Acompanhado da sua delegação, Philip Hammond deverá ainda ter reuniões com os ministros da Indústria, Petróleo e dos Transportes, escreve a Reuters.
A liderar a representação diplomática britânica no país, até ser nomeado um novo embaixador, ficará Ajay Sharma.
Em Novembro de 2011 vários manifestantes invadiram a embaixada britânica, partiram janelas, destruíram obras de arte e pegaram fogo a uma viatura e à bandeira no Reino Unido. David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, caracterizou o ataque como "chocante e indefensável", criticou a passividade do Governo iraniano e respondeu fechando a embaixada iraniana em Londres e expulsando os diplomatas dessa representação diplomática do país.