Notícia
Presidente interino da Ucrânia coloca forças armadas em alerta máximo
O chefe de Estado ucraniano, Oleksandr Turchynov, voltou a alertar para o “perigo real de uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia”.
As forças armadas da Ucrânia estão em alerta máximo. De acordo com a agência Interfax, a decisão foi anunciada pelo Presidente interino do país, Oleksandr Turchynov, após uma reunião com os responsáveis regionais do território.
O chefe de Estado alertou mesmo para o “perigo real” de uma guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Turchynov admitiu que não consegue controlar a situação no leste do país e acusou alguns dos rebeldes de “cooperarem com operações terroristas”, referiu, citado pelo “Russian Today”.
O líder ucraniano colocou como prioridade “prevenir o aumento da ameaça terrorista sobre outras regiões do território”, indicou, segundo a mesma fonte.
As declarações de Oleksandr Turchynov surgem depois do aumento da tensão na Ucrânia. Registaram-se ocupações de edifícios governamentais na zona leste do território por parte de forças separatistas pró-russas.
A União Europeia publicou ontem, 29 de Abril, a lista com os nomes dos 15 cidadãos sancionados devido à situação na Ucrânia. Na segunda-feira, 28, foi a vez de os Estados Unidos alargarem as penalizações junto de 7 personalidades do Kremlin e 17 empresas.