Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente francês avisa que proteccionismo económico é a "pior das respostas"

O presidente francês, François Hollande, sublinhou a sua oposição ao proteccionismo económico, numa clara alusão à política anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

O Presidente francês, François Hollande, lamentou a morte do ex-Presidente Mário Soares, salientando que a democracia portuguesa perdeu 'um dos seus heróis' e a França 'um amigo de sempre'. 'Com o desaparecimento de Mário Soares, a democracia portuguesa perdeu um dos seus heróis, a Europa um dos seus grandes líderes e a França, que o acolheu no exílio durante a ditadura de Salazar, um amigo de sempre', indicou um comunicado do Eliseu (sede da Presidência francesa) divulgado poucas horas depois do anúncio da morte do antigo chefe de Estado português. Na mesma nota, a Presidência francesa lembra o percurso político e o papel de Mário Soares na construção do projecto europeu. 'O combate pela liberdade e pela justiça guiou a sua vida. Teve a coragem de defender o seu ideal social em circunstâncias particularmente difíceis. O seu nome ficará sempre associado à Revolução dos Cravos [25 de Abril], mas também à construção europeia, na qual ele foi um dos obreiros mais empenhados', indicou. 'Primeiro-ministro por duas vezes nas décadas de 1970 e 1980, permitiu a Portugal aderir à comunidade económica europeia (CEE) em 1986. Presidente da República de Portugal durante dez anos, representou com [ex-Presidente francês] François Mitterrand e [ex-chanceler alemão] Helmut Kohl o grande impulso europeu', prosseguiu o mesmo comunicado.
A relação próxima que Mário Soares manteve ao longo da sua vida com França e a sua repercussão nas relações luso-francesas não foram esquecidas pelo Eliseu: 'O seu percurso, os seus combates, a sua relação pessoal com o nosso país lembram-nos a profundidade das ligações que unem França e Portugal'. Soares viveu no exílio em França, entre 1970 e a Revolução dos Cravos.
A Presidência francesa termina o comunicado com a apresentação de condolências à família e aos mais próximos de Mário Soares, mas também ao povo português.
21 de Janeiro de 2017 às 19:30
  • ...

"Estamos totalmente contra o proteccionismo. Somos a favor de uma globalização regulada, porque há regras sanitárias, sociais (...) nas trocas [comerciais] entre os países, entre as regiões", declarou François Hollande no palácio presidencial de Santiago no Chile, numa conferência de imprensa comum com a sua homóloga chilena, Michelle Banchelet.

"O proteccionismo é a pior das respostas", insistiu o chefe de Estado francês, considerando que, em última instância "o que impede o comércio prejudica o crescimento e afecta o emprego", inclusive em países que o defendem.

Na sexta-feira, Donald Trump tomou posse como 45.º Presidente dos EUA. No discurso inaugural, disse que cada decisão tomada durante o seu mandato "será feita para proteger os trabalhadores americanos e as famílias americanas".

Donald Trump prometeu já também medidas como a descida de impostos, um plano de relançamento orçamental e o aumento do proteccionismo, o que já motivou críticas de vários líderes, nomeadamente de Hollande e da chanceler alemã, Angela Merkel.

 

Ver comentários
Saber mais François Hollande França Trump proteccionismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio