Notícia
PIB da China poderá superar o da Zona Euro já este ano
A China está prestes a ultrapassar a economia da Zona Euro este ano, naquele que é já apelidado como o “século asiático”, de acordo com a Bloomberg.
O produto interno bruto da China deverá atingir cerca de 13,2 biliões de dólares (10,6 biliões de euros) em 2018, superando o total combinado dos 19 países da Zona Euro de 12,8 biliões de dólares. Por sua vez, em 2017, a Zona Euro tinha um PIB combinado superior em 200 mil milhões de dólares ao da China, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
A economia chinesa "vai ultrapassar [a da Zona Euro] e depois persistir", afirma David Mann, economista chefe da Standard Chartered Bank. E acrescenta que "o funcionamento do sistema económico, das infra-estruturas institucionais, da educação e de outras infra-estruturas tem vindo a mover-se a favor da Ásia".
Já em 2016, a Ásia, incluindo potências como o Japão e a Índia, bem como países emergentes, como as Filipinas e a Indonésia ultrapassaram as economias combinadas da América do Norte e do Sul, segundo dados da Bloomberg.
Estima-se que a China deva crescer a um ritmo de pelo menos 6% no resto desta década. O economista, David Mann, citado pela Bloomberg, acredita que na próxima década a China irá manter um ritmo de crescimento entre os 5% e os 5,5% em comparação com o crescimento da Zona Euro que não irá ultrapassar os 2%.
Embora seja difícil comparar dados de crescimento por períodos grandes de tempo, é possível afirmar que a última vez que a economia da China ofuscou a Europa foi em meados dos anos 1800, disse Aditya Bhave, economista do Bank of America Merrill Lynch, citando números compilados pela Universidade de Groningen, na Holanda.
A trajectória ascendente da China ajudaria a economia global a regressar a um estado que persistiu ao longo de quase toda a história: a China sendo superior à economia da Zona Euro. No entanto, nos últimos 150 anos esta tendência inverteu-se com as economias ocidentais a superarem as economias do Oriente, afirma David Mann.